O vestido preto clássico tem mais de 80 anos, mas não aparenta. Atravessámos o século XX, mas o vestido preto clássico, tal e qual como Coco Chanel o imaginou, continua vivo e amado pelas mulheres mais elegantes do mundo.
Jóia da coroa do guarda-roupa, quinta-essência do chique, alheio às volúveis tendências sazonais, o vestido preto clássico soube adaptar-se ao glamour dos anos 30, ao tradicionalismo dos anos 50, à febre da dança dos anos 70, aos alucinantes anos 80 e à esquizofrénica reviravolta de estilos típicos dos anos 90.
Majestosamente subtil e comprido, ou pelo contrário, curto acima dos joelhos e irresistivelmente sexy, o vestido clássico preto é criado em 1926 em Paris, com um comprimento certo, resultado do compromisso entre aqueles dois extremos.
A altura perfeita do vestido preto clássico é um centímetro acima do joelho.
Hoje, o vestido preto clássico é um símbolo de versatilidade, podendo ser usado durante o dia no trabalho ou para uma saída à noite, sendo uma peça que abrange todas as idades.
Vestido preto clássico – acessórios de moda
É um facto que o vestido preto clássico justo, na sua desconcertante simplicidade e na sua proposta de multifunções, é um verdadeiro ícone de estilo e requer acessórios de moda especiais.
É aconselhável o uso de pumps, colar de pérolas ou brincos, desde os mais clássicos aos mais ousados.
O vestido preto clássico durante o dia, pode ser combinado com sabrinas ou sandálias rasas, relógio desportivo e uma shopping bag Jet descontraída, para um look mais informal.
Para trabalhar, use uma carteira média. Pode completar com um blazer, echarpe, relógio clássico e uma bijuteria vistosa.
À noite no verão, o vestido preto clássico pode ser usado com sandálias de salto agulha sem meias, desde que as pernas estejam bronzeadas com descrição: no inverno basta trocar as sandálias por uns stilletos usados com umas meias finas e transparentes pretas, uma envolvente pashmina e jóias.
É proibido usar mais do que dois acessórios pretos. Pode usar por exemplo, sapatos pretos com uma carteira bege. O colar de pérolas, deve ser de muito boa qualidade, de preferência jóia.
Versatilidade
A versatilidade permitida por um vestido preto é enorme. Por isso o seu corte deve ser básico e o tecido crepe de lã, crepe de seda ou uma fibra mista, que tenha as mesmas características do crepe de lã; de preferência que assente bem e não se amarrote.
O crepe de lã é perfeito, porque é leve e, ao contrário do que se pensa, não é quente, sendo indicado para um vestido de corte clássico, tipo “tubo”, sem mangas, por exemplo. Este vestido preto pode ser usado perfeitamente de manhã ou à noite. Já o tecido crepe de seda faz do vestido preto um excelente jóquer para a tarde e para a noite, mas este tipo de tecido não aceita acessórios desportivos, próprios para serem usados de manhã.
Um bom investimento
Na minha opinião, o vestido preto clássico é uma peça que merece que se faça um bom investimento. Se for de muito boa qualidade e tiver um bom corte, adequado ao seu tipo físico, é quase certo que o vai usar das mais diferentes maneiras e nas mais distintas ocasiões ou até provavelmente durante uma vida inteira. Por isso é um óptimo investimento a seu favor.