Usar cores e padrões para o seu tipo físico, não só cria um estilo muito próprio na forma de se vestir e de se destacar, como aprende a jogar com as proporções do seu corpo. Por isso é importante aprender a usar as cores e os padrões a seu favor.
A variedade de peças de roupa na moda é muito grande e pode confundir quem não sabe o que procura ou se sente insegura, sobre o que lhe fica bem, ou não é auto-suficiente para optar com firmeza.
Usar cores e padrões para o seu tipo físico
Agora, passemos às regras deste importante jogo de usar cores e padrões.
Cores
Contribuem para disfarçar as imperfeições e valorizar os pontos positivos.
- As cores claras e brilhantes aumentam;
- As cores escuras e mates diminuem;
- As cores vibrantes põem em evidência e alegram – vermelho, cor-de-rosa vivo, laranja, amarelo forte, azulão…
- As cores sóbrias suavizam e atenuam – bege, caqui, pérola, cinzento-claro, rosa, lilás, verde-água, azul-claro, azul-acinzentado…
Vale sempre apena lembrar, que o contraste de cores pode ser perigoso, se o problema for a estrutura. Pessoas de estatura baixa, devem evitar “cortar” a silhueta ao meio, usando uma camisa branca com umas calças pretas, ou até mesmo, interromper uma cor única com um cinto contrastante.
- Quem tem um tronco franzino e ancas volumosas, nunca deve usar calças claras e blusa escura- esta junção faz com que as ancas pareçam ainda mais volumosas.
- O ideal é usar sempre cores escuras da cintura para baixo, para diminuir o volume das ancas.
- É possível disfarçar o excesso de peito com blusas escuras. Quando usar tons claros, prefira os tons sóbrios e fuja dos tons vibrantes.
- Tons escuros favorecem que tem peso a mais. Evite cores claras, vibrantes e brilhantes.
- Pernas finas parecerão mais grossas com meias claras, já as pernas mais roliças devem de usar meias escuras.
Padrões
Todos os tecidos padronizados pedem especial atenção, principalmente para quem possui silhuetas extremas, isto é, para as mulheres que têm peso a mais, para as mulheres baixas e as mulheres demasiado altas.
Se o seu tipo físico se encaixar nalgum dos três citados, saiba que o exagero de tecidos com padrões grandes e o contraste de cores, realçam ainda mais essas características.
- Não deve usar roupas com estampados florais demasido grandes, nem mesmo em fato de banho ou biquini; o mesmo se aplica a roupas com padrões geométricos grandes.
- Padrões com bolas, somente se forem pequeninas.
- Caso se sinta atraída por padrões florais, com grandes margaridas ou rosas ou ainda bolas enormes, cuidado! É melhor pecar por menos, do que por excesso – nunca se esqueça da regra “menos é mais”.
Se gostou deste artigo e acha que a ajudou, deixe-nos a sua opinião mais abaixo! Pode também gostar de ler: Tem uns quilinhos a mais? Saiba como parecer mais magra usando as peças de roupa a seu favor.
Este conteúdo também está disponível em: Inglês