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Tom da pele – qual a sua importância

Tom de Pele

O tom da pele é imprescindível para encontrar as cores que ficam melhor às pessoas, segundo a teoria moderna de Carole Jackson, e conhecida como “tipologia estacional”.

Segundo as antigas normas a cor do vestuário depende da cor do cabelo. Estas regras datam do século XVIII, quando deixou de haver normas sobre as cores que se podia usar em cada momento. Goethe formulou estas regras na sua teoria das cores.

Classificação das Cores

Além da classificação das cores como primárias, secundárias e terciárias, existem as classificações por tons e temperatura.
Todos os tipos de contraste influem na harmonia. Na ausência de contrastes de cor, pode-se criar vibração usando contrastes de tom e de temperatura da cor.

Contraste de tons

Assim como tons claros contrastam com tons escuros, cores claras contrastam com cores escuras.

Cores Claras

Cores Escuras 

Contrastes de temperatura

As cores também são classificadas de acordo com a temperatura.
Uma das características inerentes das cores, é que passam uma sensação de frio ou quente. Por isso classificam-se as cores de frias ou quentes.

Cores Quentes

Cores Frias

Os cinzas cromáticos também são quentes ou frios, e isso depende da cor que predomina na mistura. Por exemplo, quando se misturam amarelo e roxo, o cinza será quente se a mistura contiver mais amarelo, e será frio se contiver mais roxo. Roxo e verde produzem um cinza muito frio porque ambas as cores são frias, enquanto laranja e roxo produzem um cinza quente, o castanho, porque ambas as cores são quentes.

Portanto, um visual terá um clima (ou atmosfera) quente ou frio, dependendo da cor primária ou secundária dominante.

Quando uma cor fria é colocada ao lado de uma cor quente, há um contraste de temperatura na cor. Isso aplica-se tanto às cores primárias e secundárias quanto às terciárias. Obviamente, um contraste de temperatura entre duas cores primárias também produz um contraste de cor, podendo haver ainda um contraste de tom.

Novamente percebemos que o aspecto de uma cor – neste caso, o seu grau de temperatura – muda de acordo com o que está a seu redor. Geralmente, o recurso do contraste de temperatura é criado usando uma cor primária ou secundária e um cinza cromático para valorizar o clima dominante da imagem. Um pouco de cor fria, colocada em contraste com uma cor quente, valoriza o clima quente. O inverso também ocorre.

Além de tudo isso, a cor pode determinar se a sua imagem será sombria e escura, ou alegre e clara.

Tipos Cromáticos 

A temperatura das cores tem uma especial importância, porque o tom da pele é classificado de acordo com a temperatura da cor da tez, da cor e do reflexo do cabelo e da cor dos olhos.

As variações da cor da pele variam de acordo com a quantidade de três pigmentos:

A coloração pessoal pode ser quente ou fria, dependendo da quantidade de hemoglobina, melanina e carotina.

A classificação das cores é baseada nos trabalhos de Johannes ltten (1888-1967) enquanto professor da Bauhaus, na Alemanha.
As suas teorias e o seu esquema Colar Star (estrela de cor) são as referências mais importantes sobre cor. Ele também percebeu que os seus alunos produziam os melhores trabalhos quando seleccionavam as suas próprias cores e que essas geralmente tinham uma relação com a sua aparência física.

A partir do seu trabalho, Robert Dorr (1905-1980) criou o sistema Calor-Key durante os anos 1930, que classificava as cores em duas categorias de temperatura: fria e quente.

A pele tem uma tonalidade de base, que é azulada (fria) ou dourada (quente), e uma intensidade que vai do claro ao escuro.

No Colar-Key, a primeira categoria é a das cores azuladas que harmonizam com magenta e são frias. A segunda é a das cores douradas que harmonizam com laranja e são quentes. A partir de então, houve muitas experiências que ampliaram o conceito original de classificação das cores da pele, dos cabelos e dos olhos para quatro grupos.

Estes são conhecidos por estações:

Primavera

As peles deste grupo pertencem à categoria de cores quentes. A pele é rosada amarelada. Como a pele é rosada, pode-se acentuar a parte amarelada, como o que todas as cores que ficam melhor ao “tipo Primavera” contém amarelo mas também branco, para não se impor à cor da pele com cores demasiado intensas.

É um tipo delicado e alegre, caracterizado por amarelo-claro, laranja e verde-amarelo.

As cores que combinam com o tipo primavera são luminosas, tenras e delicadas:

O batôn e o blush devem ser cor-de-rosa salmão.

Outono

A pele do tipo Outono também é quente. Pele alaranjada amarelada. Aliados desta pele são todos os tons castanhos e alaranjados, o vermelho tomate com um toque de amarelo.

As cores que combinam com o tipo Outono são basicamente quentes:

  • Amarelo-dourado
  • Vermelho tomate
  • Amarelo-alaranjado-brilhante
  • Bege-escuro
  • Terra-de-siena
  • Verde-musgo
  • Bronze
  • Castanho-claro-amarelado

O batom e o blush devem ser cor-de-laranja à cor-de-laranja pardo.

Inverno

As cores do tipo inverno são frias. A pele ligeiramente azulada e amarelada, mas não rosada, tem um tom frio.

As cores que melhor combinam com este tom são os claros e, sobretudo frios. É importante que as cores não sejam amareladas, uma vez que os tons amarelados destacariam a parte de amarelo da pele que ganharia um aspecto doente e envelhecido.

O batom e o blush devem ser cor-de-rosa, pink ou cor-de-rosa claro.

Verão

O tom da pele deste tipo é bege, não muito rosado e um pouco azulado.
As cores do tipo Verão são frias, doces e delicadas, caracterizadas pelo rosa, pelo azul e pelo castanho-rosado. As cores que combinam com o tipo Verão são suaves e delicadas, caracterizadas pelos tons pastel.

  • Rosa-pó
  • Verde-água
  • Azul-céu
  • Cinza-pérola
  • Magenta (vermelho-escuro puro)
  • Framboesa
  • Cereja
  • Azul-cinzento
  • Castanho-rosado
  • Amarelo-claro
  • Ameixa

O batom e o blush devem ser de cor-de-rosa apagado com uma pisca de azul.

Infelizmente a maior parte das pessoas não podem pôr em prática estas normas, por falta de conhecimento e informação sobre cores.

Para começar é muito difícil definir a variante do tom da pele. Um tom da pele apenas se pode reconhecer correctamente com a luz natural clara. Quando se mostra aos leigos os matizes próprios de cada tipo, a sua capacidade para os distinguir vê-se quase sempre ultrapassada, pois não se trata de diferenças como a que existe entre o azul-claro ou o azul escuro, senão de variações de diferentes azuis-claros.

As dificuldades na determinação do tom da pele e as dificuldades na escolha das cores mais adequadas fazem com que assessores e vendedores de moda mal formados se fixem sempre na cor do cabelo. A sua divisa “verde para as ruivas, vermelho para as morenas, bege para as louras e azul para todas” é quase sempre falso.

De facto a maioria dos verdes não ficam bem às ruivas, pois há verdes cálidos e verdes frios; e a pele das loiras pode pertencer a qualquer tipo; a algumas fica-lhes bem os tons frios e a outras os cálidos. Sem sombra de dúvidas que o azul fica bem a todas mas não um azul qualquer.

Portanto quem escolhe o seu vestuário com os tons apropriados para o seu tipo de pele verifica que, de repente, tudo harmoniza com tudo, qualquer que seja a cor, pois cada cor contém as mesmas misturas num mesmo tom subjacente, e tudo se combina numa ordem que proporciona uma sensação global de harmonia.

 

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