É importante saber quais são as proporções do seu corpo e ter em mente que os tipos físicos e os tamanhos, variam muito entre as pessoas.
O modo mais fácil de iniciar o estudo do seu tipo físico, é olhar para o seu corpo como uma série de formas. Para simplificar, imagine que ele é composto por onze partes básicas.
Essas partes básicas podem ser manipuladas para a criação de diferentes poses. Tente fazer isso mexendo com as partes de um manequim de madeira em diferentes ângulos. O seu objectivo é perceber como as onze partes básicas do corpo se movimentam umas em relação às outras.
Este exercício é uma preparação importante, porque permite que ganhe experiência com as poses antes de se começar a concentrar nos detalhes das roupas.
Os tipos físicos variam de pessoa para pessoa. O que cai como uma luva para uma pessoa pode não dar certo para outra.
Para saber o que lhe fica bem, é necessário analisar detalhadamente o seu tipo físico, valorizando o que ele tem de bonito e esconder as partes do corpo que menos a beneficiam. A partir da silhueta normal, pode-se saber qual o tipo de roupa ou corte da mesma que melhor se adapta a cada um dos diversos tipos físicos.
Um dos truques fundamentais para se vestir bem está na escolha do que melhor se lhe adapta ao seu tipo físico. O objectivo é disfarçar o que a incomoda e valorizar os pontos positivos, sem fugir a um estilo próprio.
É possível melhorar a silhueta normal por meios de roupa ou até mesmo mudá-la completamente. Ninguém está satisfeita, pois somos perfeitas a encontrar defeitos e eles estão sempre lá, mesmo que sejam imaginários.
Para atingir o estágio em que se poder exercer o estilo pessoal é preciso primeiro conhecer bem o nosso corpo. Implica aceitar-se como realmente somos, tirando o melhor proveito disso e vestindo-nos de acordo com o nosso biótipo corporal.
Tipos Físicos Principais
Ampulheta
Deve valorizar a cintura e as suas formas. Deve-se chamar a atenção para a parte de cima do corpo.
- Roupas mais indicadas – saia evasê, vestido tipo envelope, trespassado e levemente cintado, calça de corte recto e cintura baixa, blusa mais solta.
- A evitar – malhas ou tecidos volumosos, ombreiras, estampados na altura do busto ou coxa, linhas horizontais, casacos amplos, vestidos largos e rectos.
- Vestido – corte recto e levemente justo. Valoriza a cintura e as formas.
Triângulo Invertido
Para criar uma harmonia, é preciso equilibrar o volume entre os ombros e o quadril, para diminuí-los.
Pode usar saias mais soltas, se tem seios grandes use decotes mais generosos. Mas se os braços forem gordos, use algo com manga para disfarçar. Pode também usar tons mais escuros na parte de cima.
- Roupas mais indicadas – decote em “V”, bermudas de cor clara, saias retas ou rodadas, blusas e vestidos cintados, pantalonas, mini-saia.
- A evitar – mangas bufantes, blusas volumosas, linhas horizontais na parte de cima, cai-cai.
- Vestido – aposte em alças largas e decote em V trespassado para dar a impressão de ombros menores e cintura bem definida.
Pêra
Pode minimizar os quadris com tons escuros, e para desviar a atenção dos mesmos, use acessórios de moda bonitos e blusas coloridas na parte de cima.
- Roupas mais indicadas – golas volumosas e com detalhes, blusas de ombro caído, saias e calças de cores escuras e corte recto.
- A evitar – mini-saias, calças com pregas, casacos e jaquetas na altura do quadril, detalhes na altura dos quadris, como bolsos, babados e bordados.
- Vestido – modelo decotado, para voltar a atenção para o colo.
Rectângulo
Deve marcar a cintura, com tops suavizando a silhueta recta do seu tipo de corpo.
- Roupas mais indicadas – vestidos de cintura baixa e/ou recortes, detalhes verticais, decote em U ou em V, pantalone, cintos, saia com volume.
- A evitar – golas altas, blusas muito curtas, vestidos de corte recto e blusas de lã com pontos grossos.
- Vestido – com pregas nas laterais aumentando os quadris, criando curvas para valorizar o corpo.
Oval
Deve chamar atenção para o rosto e ombros, use linhas que alonguem o corpo.
- Roupas mais indicadas – riscas verticais ou diagonais, casacos de altura até aos joelhos e corte recto, vestidos de cintura baixa ou corte na diagonal, calças de corte recto tocando o peito do pé, roupas de cores escuras, decote em “U” ou “V”, saia recta ou ligeiramente evasê.
- A evitar – calça com cintura muito baixa ou afunilada ou larga demais, golas tipo altas, blusas muito largas, riscas horizontais, blusa ou jaqueta curta, tecidos volumosos, roupas justas, saias rodadas, com pregas ou drapeadas, cintos ou faixas que marquem o quadril.