Sustentabilidade e bom senso, na hora de se vestir, tem a ver com investir num número limitado de peças de roupa, mas (quase) ilimitado em número de coordenados.
Esqueça tudo o que já leu sobre armários cápsula, pois existem várias maneiras de manter o seu guarda-roupa livre de excessos, ou seja, amigo do ambiente e da carteira.
E acredite, as suas manhãs tornam-se mais descomplicadas na hora de se vestir. E com isto não quer dizer que não se ama a moda, antes pelo contrário, não se precisa é de viver e manter tanta roupa no armário.
Possivelmente identifica-se com o facto de todas as manhãs ter que “decidir o que vestir”, que significa abrir o armário e pensar: “não tenho nada que vestir”… quando o armário está repleto de roupa. Temos caixas cheias de roupa escondidas de baixo da cama, gavetas cheias de tralha, que já nem nos lembramos que temos, etc. Isto leva a que se entre num ciclo vicioso, quase de desespero. 1º porque existem demasiadas opções à disposição; 2º detestamos quase tudo o que temos; 3º ficamos sem paciência para fazer coordenados no meio de tanta roupa, e por fim achamos que não temos nada que vestir. Isto parece-lhe familiar?…
E porque é que isto acontece? Porque nos tornámos muito consumistas, quase viciadas em compras. Mas atenção a culpa não é nossa. O mercado começou por ditar quatro coleções por ano, depois 8 e agora as lojas recebem roupa nova todas as semanas. Além que “os preços baixos” da moda rápida, cegaram-nos. E nós perdemos a noção entre o que necessitamos de verdade e a extravagância. E o facto de se ter muita roupa, não quer dizer que se ande bem vestida ou que se tenha uma maior auto-estima.
Existem outros factores mais complexos que são emocionais e por vezes comprar roupa é um escape e uma distração, da dor que sentimos, do tédio, da solidão, mesmo quando se está acompanhada, do abandono, da exaustão, da baixa-auto-estima, etc. etc. Quantas e quantas vezes nos sentimos mais em baixo, achamos que aquele vestido preto que vamos comprar, nos vai fazer sentir mais sexys, ou aqueles sapatos de salto alto nos vai dar aquele poder? Claro que tudo isto é um trabalho de dentro para fora e leva sempre o seu tempo e por vezes precisamos de ajuda de um profissional.
E foi a pensar em ajudar as inúmeras mulheres que querem fazer compras baseadas na sustentabilidade e com mais consciência, que criei o programa de mentoring em bem estar, assim como o Programa de 3 sessões de sustentabilidade e bom senso – armário cápsula, que tem uma abordagem holística, e é desenvolvido com o objetivo ligado à sua qualidade de vida .
Como converter o caos na ordem? Armário-cápsula. Através da construção consciente de um armário cápsula desenvolve-se um estilo pessoal, aprende-se a reconhecer qualidade, bom corte, descobrindo-se peças de roupa que nos acrescentam valor e que nos diferenciam dos demais, Vai ver que depois vai valorizar muito mais as suas peças e amá-las e nunca mais vai querer comprar roupas em lojas de “fast fashion”, em que as pessoas andam todas iguais. Um armário cápsula, faz com que vestir seja fácil, porque a maior parte dos itens que o compõe combinam praticamente todos entre si.
Quando se conhece a história completa por detrás do que vestimos, isso faz com que o processo de comprar, e até de nos vestirmos, seja mais gratificante.
Se gostou, se este artigo a ajudou e se foi esclarecedor, deixe-nos mais abaixo o seu comentário, pois a sua opinião é muito importante para nós! Pode também gostar de ler: Essenciais para trabalhar.
Grata pela visita!