Sapatos, a elegância começa nos pés ou seja mais propriamente nos sapatos.
Além disso os sapatos são um poderoso acessório de moda, pois é pelos sapatos que se avalia o gosto de uma pessoa e o mais que se pode concluir da forma como uma pessoa se apresenta em público.
A elegância dos sapatos
Para muitas pessoas, os sapatos encaixam-se num dos prazeres mais sedutores da vida – seja para usar, seja para coleccionar ou para admirar. Esse acessório da moda, que tem mais de 10 mil anos, diz bastante a nosso respeito.
Talvez seja, em todas as culturas, o que transmite de maneira mais poderosa a mensagem visual, passando, além de estilo, uma forte impressão da posição social e económica de quem os usa.
Os sapatos causam um efeito surpreendente num visual. Pode usar uma roupa totalmente neutra, mas, se combiná-la com sapatos audaciosos, eles automaticamente vão temperar essa roupa.
Quando colocamos um tipo diferente de sapatos, de certa forma, conscientemente ou não, adotamos as suas características.
O material também diz muito na hora da escolha. sapatos feito de materiais como avestruz, crocodilo e cobra são bastante sensuais: já os de couro duro possuem uma conotação mais masculinizada.
É importante que tenha consciência da mensagem que passa através dos seus sapatos e saiba adaptá-la à ocasião apropriada.
Agora é só escolher!
Sapatos e saltos
Sapatos e saltos caminham lado a lado e contribuem para a sua elegância e bem estar. Sapatos de saltos médios, complementam vestidos e conjuntos de saia ou calças durante o dia. Os modelos de saltos acima de 6 cm são os mais indicados para a tarde e para a noite.
Em reuniões sociais e à noite, especialmente em festas black-tie, não despreze os poderes dos saltos finos.
Mas, antes de optar por subir às alturas, lembre-se que a elegância e a graça dependem em primeiro lugar da segurança ao caminhar.
De nada adianta escolher uns sapatos maravilhosos de saltos com 7 cm ou 8 cm e dar passos totalmente desequilibrados. Se for esse o seu caso, prefira sapatos de saltos com 5 cm.
- Sapatos de saltos finos não combinam com relva ou areia.
- Sapatos bordados ou com textura mais exuberante devem ser acompanhados de roupa básica.
- Sapatos fechados oferecem uma base melhor para os pés.
- Qualquer modelo de sapatos que mostrem os calcanhares exigem que eles estejam impecáveis.
- Se os seus sapatos estiverem desgastados, certamente vai comprometer o seu visual. Se não der para repará-los, diga adeus!
- Quanto maior a sofisticação da roupa, mais finos deverão ser os bicos e os saltos; quanto mais desportivo for o vestuário, mais os saltos deverão engrossar e os bicos, arredondar.
Sapatos – Prós e contras dos saltos
- Sapatos sem saltos (rasos) – é prejudicial ao calcanhar, porque o peso fica sobre ele.
- Sapatos com saltos de 2 cm a 4 cm – são os ideais, pois o peso do corpo é distribuído de maneira igual, resultando em melhor equilíbrio.
- Sapatos com saltos de 4 cm – são óptimos para pés cavados.
- Sapatos com saltos altos de 6 cm – podem provocar inflamação no calcanhar e no joanete.
- Sapatos com saltos superiores a 6 cm – podem causar danos na coluna, atrofiamento da musculatura da barriga da perna, dores nos joelhos.
- Intercale o uso dos saltos altos com saltos baixos.
- Se vai passar o dia em cima de saltos muito altos ou percorrer grandes distâncias com eles, prepare-se para ficar a mancar depois de algumas horas e perder toda a elegância; o ideal seria optar por algo confortável, com uns saltos menores, ou carregar na carteira um modelo mais confortável.
Sandálias
Seja qual for o modelo das sandálias, os pés devem estar sempre bem tratados, com a pele macia e bem hidratada. Calcanhares perfeitos, sem qualquer marca e unhas bem cuidadas.
Sandálias – Para o dia
- Modelos rasos de sandálias ou de saltos médios, acompanham roupas desportivas.
- Sandálias com tiras finas, embora leves e delicadas, nem sempre são as mais cómodas para caminhar.
- As sandálias ideais para andar ou ficar muito tempo de pé são as de saltos médios, entre 3 cm a 5 cm, muitas vezes de sola e tiras médias ou largas.
- Sandálias de saltos finos, acima de 6 cm, são perfeitas com roupa mais formal, num visual mais cuidado, geralmente usadas à tarde e à noite.
Sandálias – Para a noite
- Sandálias delicadas, com tiras finas e saltos de todas as alturas, vão bem em qualquer ocasião, das mais chiques às mais informais. O material pode ser feito de pelica, camurça, cetim ou crepe.
- Um modelo mais especial de sandálias, pode ter aplicações com pedras, correntes ou podem ser prateadas ou douradas.
Sandálias compensadas e de cunha , reaparecem de vez em quando no armário da moda. O seu reinado dura algum tempo e depois desaparece. Mas são sempre bem-vindas, embora com uma aparência pesada, são confortáveis, leves e perfeitas para qualquer hora do dia.
As pessoas mais baixas adoram-nas, pois ganham altura sem necessidade de muito equilíbrio ou dores nas pernas.
- Quem tem o costume de balançar os pés quando sentada – que por sinal é muito deselegante – não deve usar sandálias, tamancos ou mules, que ficam soltos no calcanhar. Corre-se o risco de o calçado escapar dos pés e ir parar… só Deus sabe onde!
- Sandálias de tiras finas, podem trazer desconforto aos pés.
Pode gostar de ler: Saiba como usar sapatos em dias de festa.
Sabrinas
As sabrinas são acompanhantes muito confortáveis e podem ser usadas no Verão ou no Inverno, com ou sem meias, acompanhando todo o tipo de roupa: calças compridas, bermudas, calções e saias de diversos comprimentos.
Entre o tipo de calçado que antigamente era exclusivo das estrelas da dança, acabou por descer dos palcos para a plateia graças à actriz Brigitte Bradott, que usou no filme “E Deus criou a Mulher”.
O apogeu das sabrinas deu-se nos anos 50. Feitas de verniz preto, era um complemento obrigatório para um estilo chique. Por falar em chique, Audrey Hepburn não pode ser esquecida; ela também fez sucesso ao usar sabrinas com um vestido de Givenchy ou com um conjunto formado por twin-set e Kilt (saia escocesa com pregas pespontadas até às ancas e frente a trespassar).
Botas
Modelos mais pesados como botins
Modelos como as, são usados por jovens, também com saias de todos os comprimentos, bermudas e até calções.
Botas rasas e de cano alto
Seguem o modelo de botas de equitação e por isso, são classificados como linha de montaria. Botas deste tipo, ficam perfeitas com calças e saias de todos os comprimentos, fazem a linha desportiva e muito chique.
Botas de salto médio e cano curto
Este tipo de botas, não ficam bem com saias, mas são perfeitas com calças.
Botas de salto médio e cano alto
Botas tipo, acompanham bem calças compridas e saias de qualquer comprimento.
Botas rasa e de cano curto
O correcto é usá-las com calças compridas.
Pode gostar de ler o artigo: As botas mais in deste outono inverno
Dicas
- As botas, não fazem parte de trajes para ocasiões mais sociais, como casamentos e festas black-tie.
- O comprimento das calças devem esconder o cano das botas.
- Se usar botas por dentro das calças, prefira um modelo de cano mais justo ou stretch, pois não deixa as calças marcadas.
- Pernas curtas e grossas permitem somente botas por dentro das calças ou usadas com saias longas.
- Quando combinada com vestidos ou saias, use botas até a bainha para alongar a silhueta.
- Quem tem a batata da perna saliente deve optar por modelos de cano recto e alto.
- Botas por fora das calças: se é magra e alta, fica fácil; agora, se tem alguns quilinhos a mais, esqueça!
- Quem está no peso e é baixa deve usar somente em caso de visuais monocromáticos, como calças pretas + botas pretas, calças marrom + botas marrom – só não se coloca uma cor-de-rosa!
- Botas de cor clara: visual anos 1960 – tome muito cuidado! Não são indicadas para quem tem pernas mais grossas, pois aumentam ainda mais o volume destas e também o tamanho do pé. Use-as com uma cor de roupa que não contraste. Opte por cores como creme ou marfim – o branco é muito chamativo.
Se gostou, se este artigo a ajudou e se conseguiu tirar algumas ideias, deixe-nos mais abaixo o seu comentário, pois a sua opinião é muito importante para nós!
Pode também gostar de ler: Os 5 Sapatos, imprescendíveis – Primavera verão, A versatilidade e praticidade do calçado raso, que pode ser usado por mulheres de todas as idades. como usar lenços e echarpes.
Grata pela visita!