Saber como se poupar dinheiro em roupa está na ordem do dia. É vital a produção de roupa tornar-se mais sustentável, ou seja os chamados tecidos verdes.
Os tecidos “mais verdes” integram fibras renováveis, que são fáceis de produzir, e onde se inclui o linho, o bamboo, a lã de alpaca e a seda.
Este tipo de tecidos, utilizam pouca água e consomem energia renovável, mas o maior problema está em consumirmos demais.
Para umas um vício, para outras apenas uma necessidade, a verdade é que ninguém vive sem roupa e acessórios.
Especialmente em alturas do ano como esta, em que a mudança de estação já está aí, e estamos aos poucos a entrar numa crise económica sem precedentes é preciso resistir a não fazer compras por impulso.
Mas nestes tempos de mudança é importante que hajam outras prioridades e uma delas a meu ver é reequilibrar o orçamento pessoal.
Saber como se poupar dinheiro em roupa está na ordem do dia
E como poupar dinheiro com roupa?…
Armário cápsula
Pode optar por ter um armário-cápsula, com peças essenciais consoante o seu estilo de vida e o seu estilo pessoal. As peças devem ser intemporais, de boa qualidade e todas coordenáveis entre si.
Sempre que compra uma peça de roupa, tem de se desfazer de outra. Além das vantagens ambientais, liberta tempo e energia que pode usar noutras coisas. Caso precise de ajuda pode contratar o nosso serviço Conheça o nosso conceito armário-cápsula.
Evitar comprar
É do senso comum que a forma mais fácil e rápida de poupar dinheiro em roupa é evitar comprá-la. Conheça o seu guarda-roupa, saiba exatamente todas as peças que tem e assim vai perceber que afinal não lhe faz falta mais um par de calças.
E se tiver mesmo que comprar alguma coisa, não o faça por impulso. Procure a peça em lojas diferentes e compare preços para garantir que gasta o menos possível – aproveite a época de saldos ou compre em segunda mão!
Cuidar da roupa
Cuide da sua roupa e garanto-lhe que ela vai durar muito mais tempo. Veja por exemplo como cuidar das malhas de melho qualidade, já que chegou a altura de as arrumar. Tenha atenção aos símbolos nas etiquetas e siga sempre as instruções de lavagem e secagem. Aprenda como tirar nódoas difíceis, para que consiga removê-las rapidamente e sem ter de gastar dinheiro numa lavandaria, caso queira recuperar a peça.
Trocar, mandar arranjar, pedir emprestado
Selecione algumas peças em bom estado que já não usa ou que lhe deixaram de servir e troque por outras peças com amigas.
Antes de se desfazer de qualquer peça de roupa analise-a sempre bem. Veja se há calças que se possam transformar em calções ou outras peças que só precisem de alguns arranjos de costura para voltarem a ser usadas, ou seja recicle, reutilize. E se tiver um casamento ou um evento formal, antes de gastar dinheiro num conjunto que, provavelmente, só será usado uma vez, feche a carteira e peça emprestado!
Confecionar a roupa
Quer tenha jeito para a costura ou não, aprender a confecionar a sua própria roupa é uma boa opção por várias razões: fica mais barato que comprar peças novas, pode criar modelos super originais que não encontra nas lojas, fazer peças à sua medida consoante o seu estilo pessoal e valorizando o seu tipo físico e quem sabe se de um hobby não passará ser uma outra forma de ganhar mais algum dinheiro.
Vender online
Com a mudança de estação aproveite para organizar o seu guarda-roupa e colocar de parte as peças que já não usa. Faça uma seleção das que estão em bom estado e, em vez de se desfazer delas, pode vendê-las na internet – as redes sociais são uma boa aposta. Liberta algum espaço no armário e ainda ganha dinheiro!
Se gostou, se este artigo a ajudou e se conseguiu tirar algumas ideias, deixe-nos mais abaixo o seu comentário, pois a sua opinião é muito importante para nós! Pode também gostar de ler: fique a conhecer o nosso conceito de armário-cápsula, erros que pode estar a cometer em compras de roupa, Cortes de cabelo que a farão 10 anos mais jovem; cortes e penteados para quem tem cabelos brancos; cabelos brancos estão na moda – personalidade e charme; Tem 55 anos ou mais, e gosta de se vestir de uma forma juvenil? Saiba como vestir-se sem cair no ridículo; Aprenda a combinar com estilo um pullover com uma camisa; Vestir-se por camadas, é estar sempre um passo à frente das flutuações do tempo.
Grata pela sua visita!
Fátima Abreu , comenta:
No inverno passado, por motivos de saúde não comprei roupa.Confesso que tenho bastante roupa e quase não saí. Depois apareceu este horrível vírus e nada comprei na Primavera, altura que costumo renovar umas peças de Verão.
Ainda por cima, como fiquei aposentada no fim de outubro, já não preciso de tanta roupa, pois não saio todos os dias.
Devido ao momento que atravessamos, já decidi que não há compras. Comecei a arrumar a roupa e vou ver se posso eliminar alguma. Os armários vão agradecer.
Gosto sempre das suas ideias e fotos. .
Beijinhos e obrigada.
Maria veiga , comenta:
Muito útil e. Necessário
Obrigada