Se existe uma moda que nunca sai de moda, são as roupas de casamento, pois são sempre um pouco parecidas todos os anos, apenas diferindo nos penteados e maquilhagem, caso contrário, ninguém saberia dizer o ano deste ou daquele casamento.
Roupas de casamento para convidados, mães e madrinhas
Mas nem por isso é uma roupa fácil de se escolher e de se encontrar. E por incrível que pareça, as pessoas que mais dúvidas têm em escolher as suas roupas de casamento, são as mães e as madrinhas das noivas.
A etiqueta para bem vestir os convidados de um casamento pode variar muito, dependendo do estilo e da hora a que o casamento se realiza. Para descobrir o look mais adequado à situação, vai necessitar pensar como a mente de um detetive, mas não esteja apavorada, já que existem pistas em todos os lugares.
Comece pelo o convite de casamento e poderá ter uma ideia muito concreta sob o tipo de casamento e a hora a que o mesmo se realiza. Trata-se de um convite manuscrito em preto, gravado num papel leite creme com uma linguagem formal?
A probabilidade do casamento ser igualmente formal, é enorme. Claro que no próprio convite, poderá existir a orientação de como lhe pedem para ir vestida.
De seguida, pense no local onde o casamento irá ter lugar – se ao ar livre, convém evitar as peças de roupa que facilmente esvoaçam pelo vento. Além disso, evite sapatos de salto alto fino, que se enterram na areia ou na relva. Se o casamento se realizar num local quente, evite usar fato (saia/casaco ou calça/casaco) e opte por um vestido fresco e uma pashmina, para colocar em cima do vestido, caso o tempo arrefeça.
Casamento de dia
Roupas de casamento para madrinhas e convidadas – casamentos informais – horário da manhã -Portugal – cerimónia solene
- Vestidos curtos (perto dos joelhos), com modelos simples são os mais adequados – em tecidos como piquet, crepe, sedas e linhos.
- Evite o azul marinho ou qualquer coisa que se assemelhe à roupa que utiliza para ir para o escritório e evite combinações em que o branco ou o nude sejam dominantes; isto porque, são as cores reservadas exclusivamente à noiva, por isso não é de bom tom usá-las.
- Evite o uso da cor preta em roupas de casamento, sobretudo se este se realizar de manhã ou ao início da tarde. Esta cor é sempre associada a cerimónias fúnebres, daí não ser usável num evento festivo, como é um casamento.
- Os tailleurs (casaco + saia) ou casaco e vestido.
- Admite-se, para as convidadas que não gostem de ficar com as pernas à mostra, o fato com calças.
- Os chapéus são acessórios normalmente mais aconselhados às mães das noivas e às madrinhas.
Roupas de casamento para padrinhos e convidados -casamentos mais informais
- Pode usar fatos claros, fatos sem gravata ou até mesmo o traje mais casual de todos, que é a calça e camisa (tudo depende do tipo de casamento).
- Os fatos cinzento-claros, em tom de areia ou na cor caqui, podem ser usados tanto para os noivos como para os padrinhos e convidados.
- Pode usar blazer (com ou sem gravata).
Roupas de casamento para madrinhas e convidadas – casamentos um pouco mais formais
- Neste tipo de cerimónia, é frequente as roupas de casamento seguirem o meio termo, ou seja, nem muito solene, nem demasiadamente informal.
- Vestidos preferencialmente curtos (perto dos joelhos).
- Conjuntos com tecidos mais sofisticados (crepes, georgettes, shantungs), mas é de evitar muitos bordados ou brilhos em excesso – mas com algum toque bem elegante, que a ocasião solene exige.
Casamento à noite
Roupas de casamento para madrinhas e convidados – casamentos solenes
Neste caso a roupa é sofisticada:
- Vestidos em tafetá, organza, cetim, renda.
- Os acabamentos são mais refinados, sendo aceitáveis bordados e brilhos.
- Ficam sempre bem clutches, estolas, xailes e agasalhos bem bonitos, jóias ou bijuterias de muito boa qualidade.
- Sapatos de salto alto ou sandálias.
- Quanto mais tarde for a cerimónia, mais longo pode ser o vestido (embora não seja obrigatório) e mais brilhos e lantejoulas.
Roupas de casamento para padrinhos e convidados – casamentos solenes
- Um fato escuro é sempre apropriado e tem que usar gravata.
- Os noivos costumam escolher entre o fraque e a casaca, apesar de eu achar o fato escuro bastante mais elegante.
Etiqueta do fraque
Este traje é bastante perigoso, pois quando não é impecável resvala para o caricato.
- Muita atenção, não alugue o traje completo, compre pelo menos a camisa e a gravata, para poder dar o seu toque pessoal.
- Colete em tecido cinzento prateado, verifique se os botões não vêm demasiado até a cima, a ponto de esconderem a gravata.
- Camisa branca tradicional ou a de colarinho, com as pontas dobradas.
- Calças cinzentas, riscas finas de preto ou branco.
- Botões de punho obrigatório.
- Lapela, com cravo natural, branco para o noivo, vermelho para os padrinhos.
- Cinto preto.
- Sapatos e meias em preto.
- Gravata tradicional cinzenta, ou um plastrão num tecido diferente do lenço, para quem usa lenço na lapela. Neste caso, a gravata pode ser de seda cinzento-prateada com riscas finas pretas, e o lenço em seda lisa, noutro tom de cinzento.
Caso vá ter um casamento, espero que estas dicas a ajudem na escolha do look que se enquadra mais no seu estilo.
Se gostou, se este artigo a ajudou e se conseguiu tirar algumas ideias, deixe-nos mais abaixo o seu comentário, pois a sua opinião é muito importante para nós! Pode também gostar de ler madrinha de casamento que roupa usar, Roupas de casamento para mães das noivas.
Grata pela sua visita!