A roupa de casamento para as mães das noivas, não são fáceis de se escolher e de se encontrar.
E por incrível que pareça, as mães das noivas são sempre as que mais dúvidas têm em escolher as suas roupas de casamento.
Mas a etiqueta para bem vestir a mãe da noiva pode variar muito, dependendo do estilo e da hora a que o casamento se realiza.
Casamento no início da tarde
O início da tarde é uma hora na qual as regras de etiqueta determinam como ainda sendo possível usar vestidos curtos.
Pessoalmente prefiro sempre os vestidos curtos aos longos. Acho que os vestidos longos só se justificam em casamento noturnos e extremamente formais. Assim, quando a formalidade não o exige, da mesma forma que o horário não o impõe, um vestido de modelo curto tende a favorecer bastante a silhueta da mãe da noiva.
Caso tenha uma boa modista e não encontre nada que a favoreça, pode optar por fazer um vestido por medida. Assim, tem a certeza que vai levar um modelo único, que mais ninguém irá usar, mas, acima de tudo, um modelo que respeita e valoriza as medidas do seu corpo.
Os chapéus resultam melhor em casamentos durante o dia – que começam ao meio dia. Mas a mãe da noiva, pode caso goste usar chapéu a qualquer hora do dia.
Em termos cromáticos, cores como o branco, pérola ou champanhe, são cores associadas ao vestido de noiva.
Por isso, não é de bom tom que se escolham estas cores – sobretudo a mãe da noiva, pois pode parecer que pretende chamar a atenção, desviando-a da noiva.
Evite o uso da cor preta em roupas de casamento, sobretudo se este se realizar de manhã ou ao início da tarde. Esta cor é sempre associada a cerimónias fúnebres, daí não ser usável num evento festivo, como é um casamento.
Poderá escolher uma cor que combine com a paleta de cores do casamento – mas não é preciso uma combinação perfeita – basta uma aproximação, para que não hajam choques cromáticos, muito marcantes, no altar. Caso contrário, pode optar por tons verdes, lilases, rosas, amarelos etc.
Modelos de vestido com casaco são na minha opinião, uma das melhores opções para esconder alguns quilinhos que estejam a mais. Preferir tecidos mais rígidos, que pressionem em zonas complicadas, como a barriga, não esquecendo a roupa interior modeladora, confortável mas de qualidade, que realmente faça o que promete!
Aposte em saltos médios, de modo a manter-se confortável durante toda a cerimónia. E se o calçado o permitir, arranje palmilhas de conforto, para colocar nos mesmos.
Entregue a maquilhagem e o cabelo a quem realmente percebe do assunto. No que ao cabelo diz respeito, um apanhado bonito é sempre uma óptima opção.
Casamentos à noite
Neste caso a roupa é sofisticada:
Vestidos em tafetá, organza, cetim, renda.
Os acabamentos são mais refinados, sendo aceitáveis bordados e brilhos. Ficam sempre bem clutches, estolas, xailes e agasalhos bem bonitos, jóias ou bijuterias de muito boa qualidade.
Sapatos de salto alto ou sandálias.
Quanto mais tarde for a cerimónia, mais longo pode ser o vestido (embora não seja obrigatório) e mais brilhos e lantejoulas. Pode se inspirar neste artigo o que deve ter um guarda roupa de festa.
Não é de todo fácil arranjar imagens bonitas de pessoas com idade para serem mães de noivas, que dê para ilustrar este género de roupa. Espero que através destas imagens e com a explicação no texto acima consigam tirar ideias.
Se gostou, se este artigo a ajudou e se conseguiu tirar algumas ideias, deixe-nos mais abaixo o seu comentário, pois a sua opinião é muito importante para nós! Pode também gostar de ler: Casamento – o que vestir; Madrinha de casamento que roupa usar.
Grata pela sua visita!
Margarida Afonso , comenta:
Obrigada Elsa. Tenho o casamento da minha filha no dia 23 de fevereiro, às 14 horas. Deu me dicas incríveis. Obrigada e continuação das melhoras.
Beijinhos e bos noite.
Célia Maria Engrossa Augusto , comenta:
Obrigada pelas ideias e inspiração. Continuem com o vosso bom trabalho!