Pés cansados são a consequência de ser provavelmente, a área do corpo menos “mimada” por muitas de nós. Mas afinal, são os pés que sustentam o peso do nosso corpo, todos os dias, constantemente. Para além disso, os pés estão cerca de 2/3 da nossa vida “enclausurados” em calçado, que a maior parte das vezes, não é o mais adequado.
Pés cansados – cuidar é preciso
Não é por acaso, que oito em cada dez pessoas sentem os pés cansados, por problemas nos pés, motivados pelas mais diferentes razões.
Andar, estar muito tempo em pé, não usar sapatos adequados ou sofrer de má circulação, podem ser motivos para sentir os pés cansados (bem como as pernas), pesados e os músculos tensos.
- O ideal seria massajar os pés todos os dias, com cremes próprios, de forma a aliviar o stress, estimular a circulação sanguínea e distender os músculos, ou seja, oferecer uma sensação de bem estar e relaxamento.
- Estes cremes, oferecem normalmente uma frescura intensa (graças por exemplo, ao óleo de menta), que tonificam, refrescam e aliviam as dores.
Transpiração
Muitas vezes, a quantidade de suor produzido pelos pés, ultrapassa o necessário para a natural regulação térmica, favorecendo assim, o desenvolvimento de bactérias e fungos, dando origem a maus odores. Este é um dos problemas mais frequentes e, para estes casos, deve:
- Utilizar-se um creme, gel ou spray, com princípios activos anti-transpirantes, como o óleo essencial de sálvia.
Pele seca
Podem ser várias as causas, mas a mais frequente, é a diminuição do número de glândulas sudoríparas na superfície cutânea. Como consequência, a pele escama e fica gretada, podendo mesmo provocar calos, comichão e dor, ou seja, pés cansados e com desconforto. A melhor forma de resolver o problema, é:
- Utilizar um creme hidratante, sendo que existem produtos especificamente para peles secas, à base de glicerina.
- Para pés gretados, prefira um creme com vitaminas E e F, que contribuem para regenerar a pele, ao mesmo tempo que a hidratam.
A lembrar:
- Não basta molhar os pés durante o banho – lave-os e esfregue-os;
- Seque-os bem, sobretudo entre os dedos;
- Corte as unhas a direito, mas não muito curtas, para que estas não se encravem;
- Hidrate todos os dias e faça uma esfoliação duas vezes por semana, sem se esquecer dos calcanhares;
- Não fure as bolhas – proteja-as com pensos apropriados;
- Use calçado confortável;
- Compre os sapatos ao fim do dia, quando o pé está mais inchado;
- Troque regularmente de calçado.
O blog e a sua autora não se responsabilizam por qualquer tipo de dano, prejuízo, mau uso ou qualquer outra consequência, directa ou indirectamente resultante da aplicação das sugestões nele apresentadas.
É, por isso, da inteira responsabilidade do leitor os resultados da aplicação das dicas.
maria teresa carneiro , comenta:
Muito bom