Os óculos de sol são muito mais do que um acessório de moda, são fundamentais para a protecção ocular e importa saber escolher os óculos de sol.
Quando pretendemos escolher os óculos de sol, existem aspetos importantes a ter em consideração, tais como: absorção, polarização ou espelhamento.
ABSORÇÃO
A absorção é um fenómeno relativamente simples, referindo-se “à luz que incide na lente, sendo filtrada sem a conseguir ultrapassar”, o que tem tudo a ver com a cor da própria lente, já que esta determina as partes do espectro de luz que são absorvidas por ela, enquanto que a intensidade determina a quantidade de luz que é filtrada.
As lentes mais escuras são capazes de absorver mais luz, enquanto que as mais claras são menos filtrantes.
A ESCOLHA DA COR TEM ASSIM UMA GRANDE RELEVÂNCIA
- As tonalidades cinza são óptimas para um uso geral, já que reduzem a quantidade de brilho com uma distorção mínima das cores, sendo recomendadas para a condução.
- As tonalidades amarelas ou douradas reduzem a quantidade de luz azul, enquanto permitem uma maior percentagem de passagem de outras frequências.
- Como o azul tende a reflectir e a dispersar diversos objectos e meios, pode criar um tipo de claridade chamado neblina azul.
- A tonalidade amarela elimina a parte azul do espectro e tem o efeito de fazer quase tudo claro e nítido. É por isso que os óculos para a neve têm as lentes normalmente amarelas.
No entanto, estas tonalidades distorcem a percepção de cores, o que as torna inadequadas para qualquer actividade que dependa de precisão da avaliação de cores.
- As lentes com tonalidades âmbar castanho também são boas para um uso geral, tendo o benefício adicional de reduzir a claridade, contendo moléculas que absorvem frequências de cores mais altas, como o azul, além dos raios UV, o que é tanto ou mais importante.
Conforme pesquisas efectuadas, as frequências de luz perto da UV, como o azul e o violeta, podem contribuir para a formação de cataratas ao longo do tempo. Contudo, estas tonalidades também distorcem as cores, como as lentes amarelas, embora aumentem o contraste e a claridade.
Já as tonalidades verdes filtram um pouco de luz azul e reduzem a claridade.
- Como as lentes de tonalidades verdes oferecem o mais alto contraste e a maior precisão visual do que qualquer outra, são, por isso, as mais procuradas.
- Quem procure um melhor contraste pode optar pelas tonalidades de lentes púrpura e rosa sendo uma boa opção para a caça ou esqui aquático, porque são mais contrastantes em fundos verde ou azul.
POLARIZAÇÃO OU ESPELHAMENTO
Outro dos conceitos que importa ter em conta é o da polarização.
As ondas de luz do sol, ou mesmo de uma fonte artificial, como uma lâmpada vibram e irradiam em todas as direcções. Se a luz for transmitida, reflectida, dispersa ou refractada, quando as suas vibrações estão alinhadas em um ou mais planos de direcção, a luz é chamada de polarizada.
A polarização ocorre de forma natural ou artificial. Pode-se ver um exemplo de polarização natural quando se olha para um lago, o clarão reflectido pela superfície é a luz que não passa pelo filtro da água e é a razão pela qual frequentemente não se vê qualquer coisa abaixo da superfície, mesmo quando a água é muito clara.
Para perceber melhor este fenómeno, basta colocar um par de óculos de sol com lentes polarizadas e olhar para uma superfície reflexiva horizontal, como o capot de um automóvel. Depois, incline lentamente a cabeça para a direita ou para a esquerda e perceberá que a claridade da superfície aumenta à medida que você ajusta o ângulo da sua visão.
- Quando comprar os seus óculos novos faça este teste que é bastante simples: basta encontrar uma superfície reflexiva e segurar os óculos de modo que se veja através de uma das lentes. Depois, deve girá-los lentamente para um ângulo de 90 graus e ver se o clarão reflexivo diminui ou aumenta.
- Se os óculos de sol forem polarizados, verá uma significativa diminuição da claridade.
Se gostou, se este artigo a ajudou e se conseguiu tirar algumas ideias, deixe-nos mais abaixo o seu comentário, pois a sua opinião é muito importante para nós! Pode também gostar de ler: fique a conhecer o nosso conceito de armário-cápsula,
10 dicas de moda, transversais a todas as idades, que a deixam sempre elegante e bem vestida,
Como se vestir em batizados – dicas; Os 60 anos são os novos 40, adapte as tendências de moda primavera verão ao seu estilo e tipo físico;
Moda para jovens de 60 anos, encontre o seu estilo e vista-se de uma forma jovial;
Tem mais de 60 anos, saiba como usar a roupa a seu favor e parecer 10 anos mais jovem;
Um estilo clássico, intemporal e luxuoso é sem dúvida a tendência que veio para ficar,
Elegância, o poder do bom gosto para todas as idades.
Grata pela sua visita, volte sempre!
Leave your comment here - your opinion is important