O que não usar num casamento – Os maiores erros de estilo em casamentos e o que fazer para os evitar.
Vestiria calções para um casamento? E preto? Usaria cores néon?…Pois é existem certas roupas e cores que não são de todo apropriadas para este dia.
Não há ocasião mais desafiante do que um casamento no que diz respeito à indumentária. Queremos ser nós mesmas e, no entanto, temos de estar mais elegantes, e ainda mais arranjadas neste dia que é tão especial para os noivos.
Na maioria das vezes fica-se completamente fora da nossa zona de conforto no que diz respeito ao estilo a escolher – mas algumas de nós já fomos a imensos casamentos e acabamos por aprender por tentativa e erro.
O que não usar num casamento – Os maiores erros de estilo em casamentos e o que fazer para os evitar.
Eis os 10 mais comuns:
Usar preto ou branco num casamento
Branco porque é, estritamente, a cor da noiva (bege pode usar, mas também não é das cores mais aconselháveis). Preto é uma cor completamente desaconselhada num casamento, pois um casamento não é um funeral. Se não se sentir bem com cores claras (tons pastel), opte por tons de azul ou verdes. Não escolha néon nem outros tons ofuscantes, especialmente se vai tirar fotografias.
O que não usar num casamento – Os maiores erros de estilo em casamentos e o que fazer para os evitar.
Casaco errado
Não caia no erro de vestir um qualquer casaco antigo. Tem de ser um “casaco de cocktail“ (com um corte prático e em tecido acetinado (normalmente casacos a três quartos), ou um casaco curto de cores leves (funciona melhor sobre uma peça de roupa mais comprida). Não pense, no próprio dia do casamento: “vou dar o toque final com uma écharpe”, acabará por ter um coordenado semelhante ao de um “sábado à noite no jardim exterior de um bar”.
Precisa de um casaco elegante (não estamos a falar do tipo de casaco que vestimos para ir do sítio A ao sítio B sem apanhar frio, mas mais do estilo de casaco de sair ou, se não estiver muito calor, um casaco quente em pele sintética ou uma gola em pele sintética, mas de muito bom aspeto.
O que não usar num casamento – Os maiores erros de estilo em casamentos e o que fazer para os evitar.
Usar roupa curta
Peças curtas – a menos que sejamos muito novas e vivazes – não têm os exigidos padrões de elegância.
Peças de roupa compridas nesse dia são normais, especialmente se o casamento for ao final do dia. No caso de se decidir nessa direção, tenha o cuidado de não usar roupa demasiado florida.
Evite golas demasiado rendilhadas nas bordas, golas altas ou mangas tufadas (independentemente do quão cool possa achar este tipo de roupa, ou aplicações de organza, que há muitas nas lojas). Também importa reafirmar que a roupa comprida não é para todas. Simplesmente não funciona com algumas pessoas e muito menos em pessoas que estejam um bocadinho acima do peso.
O que não usar num casamento
Calçado absurdo
Tenha em conta o tipo de piso: a gravilha, o relvado, o terreno onde vai estacionar o carro. Quase nunca se está em terreno seguro num casamento, por isso é melhor pensar duas vezes quando se decidir pelo calçado. Completamente fora de questão estão: botas, sabrinas e mules, ao passo que os stilettos ou os saltos kitten são totalmente impraticáveis quando há relva. inspire-se neste artigo: Saiba como usar sapatos em dia de festa, como casamentos, batizados.
O que nos sobra são os microsaltos (desde que não sejam demasiado finos), os saltos quadrados (bonitos com uma tira no tornozelo) ou umas confiáveis e elegantes sandálias com salto plataforma, que têm a vantagem de amortecer o andar e acrescentar um pouco de firmeza ao coordenado.
O que não usar num casamento
Parecer demasiado casual
Escolher um vestido de corte enviesado com um cardigan é garantia de que se sentirá como se estivesse a vestir a sua camisa de noite. Os casamentos são eventos de exposição. Estamos em plena luz do dia, caminhamos pelo corredor de uma igreja (talvez) e ficamos sentados à frente de desconhecidos para uma refeição com três pratos. Não é como uma festa onde ninguém irá reparar nos seus sapatos ou no rasgão no tecido debaixo do seu braço. Depois de terem passado o dia anterior em pânico em relação aos seus próprios coordenados, as pessoas vão de certeza reparar, por isso quanto mais elegante e interligada for a sua roupa, melhor o seu dia correrá e melhor se sentirá.
Uma má mala
Não arruíne tudo ao escolher a sua grande mala preta, já gasta, ao sair para o casamento. Algumas de nós odeiam pequenas carteiras frágeis, mas são necessárias e há imensas mini-bolsas com alça por onde escolher e que podem facilmente aconchegar-se debaixo do braço. Simples assim.
Demasiado (mother of the bride – mãe da noiva)
A menos que tenha um fabuloso fato saia-casaco da Chanel, provavelmente não quererá seguir esta via (se bem que uma saia sem fazer conjunto com o casaco possa funcionar). Não use calças (a não ser que tenha um fato vintage Ossie Clark em crepe). Poderá usar um macacão fluido se for bastante chique, com a parte inferior larga e bem comprida, e não algo que se assemelhe às noites em Ibiza.
Um vestido floral, abaixo do joelho ou até mais comprido, e que pode ter mangas compridas, é romântico e fluido, é atrativo sem ser muito justo. Este tipo de vestidos tem a palavra casamento escrita por todo o lado.
Estar chamativa (em ambos os sentidos)
Um casamento não é uma ocasião para vestuário de duas peças com cintura à mostra, lantejoulas ou sapatos com pedras preciosas de imitação incrustadas. Os óculos de sol como declaração de moda ficam muito bem, mas retire-os na igreja, caso contrário vai parecer um pouco “quero lá saber”.
Demasiada maquilhagem
A maquilhagem leve é sempre a melhor opção para os casamentos. Temos a luz do dia e queremos ter uma aparência fresca e não o ar de que vai à discoteca. Se nunca usa batom vermelho, um casamento de manhã na igreja da sua paróquia não é a melhor altura para o experimentar. Inspire-se no artigo : Dicas de maquilhagem – truques a usar e erros a evitar.
Chapéus que chamam muito a atenção
Quanto mais próxima for da noiva ou do noivo, maior poderá ser o seu chapéu (se não for uma familiar chegada, isto é, se não estiver sentada nos bancos da frente, resista às “antenas parabólicas“ – irá tapar a visão dos outros convidados na igreja). Posto isto, talvez prefira prescindir do chapéu largo; a ideia é estar elegantíssima, e não tornar-se uma curiosidade.
Quanto aos chapéus pequeninos, são oficialmente para esquecer, já que até foram banidos do recinto real em Ascot. Não se sinta tentada por um chapéu “trilby” (mais masculino, que difere do modelo “fedora” pela sua aba mais curta), por um panamá – demasiado associado à praia – ou por acessórios florais para o cabelo, a menos que seja uma das damas de honor e tenha menos de 12 anos. Pode gostar de ler: Como fazer passo a passo, penteados de festa e cortes de cabelo que a farão 10 anos mais jovem.
Se gostou, se este artigo a ajudou e se conseguiu tirar algumas ideias, deixe-nos mais abaixo o seu comentário, pois a sua opinião é muito importante para nós!
Pode também gostar de ler casamento o que vestir; Casamento na primavera verão; Roupas de casamento para as mães das noivas; Madrinha de casamento, que roupa usar; Roupas de casamento para convidados.
Grata pela sua visita!