A apresentação pessoal diz muito da nossa personalidade, daí ser tão precioso vestir bem. Sabemos que somos julgados o tempo todo e se não nos apresentamos conforme a situação pede, podemos ser mal interpretados.
Se você gosta de usar roupas que não dizem muito com sua profissão, por exemplo, saiba que pode estar a ser visto com “maus olhos” pelas pessoas que convivem no seu ambiente de trabalho.
O Poder da Apresentação Pessoal
Aparência Pessoal
A aparência pessoal é de fundamental importância para o sucesso social e profissional. Valorize a aparência pessoal cuidando com carinho de seus cabelos, pele e mãos. Fique sempre atenta quanto ao vestuário (meias, sapatos, bolsa, mala, etc). Mantenha o equilíbrio visual, ou seja, seja distinta e discreta.
O Poder da Apresentação Pessoal
Manter uma postura correcta
O mais importante para obtermos uma boa postura é manter a coluna recta. Para isso é preciso lembrar o seguinte:
- Manter a cabeça levantada com o queixo paralelo ao chão.
- Levantar o tórax sem forçar os ombros, estes devem ficar naturalmente relaxados.
- Levantar os quadris, projectando-os um pouco para frente, evitando assim descansar o corpo sobre as pernas.
- Braços – devemos deixá-los relaxados e caídos ao lado do corpo com os cotovelos esticados e as mãos em perfil.
- Ao andar, os braços devem-se mover como pêndulos, tocando o corpo e mexer a partir da junta dos ombros, estes não se movimentam.
- Pernas – ao andar não as cruze. Os joelhos devem dar os passos flexionando e esticando as pernas. Não deixá-los flexionados no final dos passos.
- Pés – devem pisar no chão por inteiro, a ponta e o calcanhar, um ao lado do outro e rectos. Não lançar as pontas nem para fora e nem para dentro.
Apresentações
O sorriso é fundamental quando nos apresentamos. Cara fechada fecha as portas para o sucesso. Com bom humor e um sorriso, o relacionamento com as pessoas melhora.
A primeira impressão que temos de uma pessoa, é normalmente formada no momento em que você o cumprimenta com um aperto de mãos. O aperto de mãos é um gesto simbólico de satisfação, portanto, dar a mão mole ou só com a ponta dos dedos significa displicência e pouco caso.
Ao apresentar-se, utilize as palavras: Como vai? Tudo bem? Como está?
Gestos
O gesto é um complemento discreto para ilustrar a ideia, e não para impor a palavra. Gesticular em excesso não tornará o interlocutor mais atento ao que você tem a dizer. Todo o gesto deve ser comedido e harmonioso. Evite a mímica e o excesso de gesticulação.
É deselegante ao conversar:
- Roer unhas ou morder os lábios
- Torcer as mãos ou gesticular nervosamente
- Segurar o rosto ou o queixo
- Mexer no cabelo ou fazer cachinhos
- Colocar as mãos na cabeça ou nos bolsos.
- Brincar com jóias (anel, brinco, colar, etc).
O gesto diz muito da pessoa. Quanto mais educada e segura de si, menos uso ela faz da gesticulação.
A voz
A voz deve ter clareza e simpatia. Quanto ao tom, não pode ser muito alto a ponto de incomodar as pessoas, nem tão baixo a ponto de não ouvirem.
A palavra
Antes de falar sempre reflicta sobre, veja se isso não será considerado como uma ofensa. O bom vocabulário também é importante. Para isso, leia, adquira novas ideias, actualize-se. Aprenda a falar, calar e tornar a falar num instante preciso. Diga a palavra certa, na hora exacta e cale-se no momento oportuno.
É falta de ética ao conversar:
- Elogiar persistentemente.
- Uso de gírias.
- Empregar sempre a primeira pessoa do singular (Eu)
- Usar chavões como “entende”, “compreende”, “eu não disse”.
- Falar mal das pessoas revela falta de assunto e falta de cultura, não devendo ser tema de conversação.
- As interrupções: Quando interromper alguém volte atrás e desculpe-se. É importante deixar que as pessoas concluam seus pensamentos.
Se gostou deste artigo e acha que a ajudou, deixe-nos a sua opinião mais abaixo! Pode também gostar de ler: Vista-se por camadas naqueles dias em que as temperaturas oscilam bastante; e Cores de cabelo que a rejuvenescem 10 anos.
Grata pela sua visita!