O cabelo grisalho tornou-se um verdadeiro culto das mulheres.
Ou seja, o cabelo grisalho deixou de ser um sinal de desistência de si e fim de linha de sedução, para se tornar uma opção de cor como qualquer outra cor… e por isso um verdadeiro culto.
Como é que o cabelo branco, grisalho, sal e pimenta, deixou de ser um sinal de velhice para se tornar uma marca de autoconfiança, desafio aos ditames da sociedade e até um trunfo de sedução?
É que, não falamos só e apenas de cabelos brancos, mas de cabelos brancos compridos, assumidos, lindos, bem tratados, glorificados.
O cabelo branco perdeu as suas conotações negativas e passou a ser apenas mais uma opção.
O cabelo grisalho tornou-se um verdadeiro culto das mulheres
Facilitar a transição
A forma mais direta de assumir o cabelo branco é simplesmente deixar que ele cresça e apareça. E se tem só meia dúzia de cabelos grisalhos e decidiu que não vai (ou não vai mais) pintá-los, é pacífico.
Mas se tem muitos brancos e faz coloração, deixar de pintar de repente e estar um ou dois anos à espera que a faixa branca cumpra o seu percurso pelo cabelo abaixo pode ser penoso.
Felizmente, um bom cabeleireiro pode ajudá-la a acelerar e facilitar a transição. Uma das opções é descolorar o cabelo todo o mais claro possível e depois ir matizando de prata.
Outra hipótese é fazer madeixas claríssimas fio a fio, o que leva várias horas (mas depois fica despachada).
E há ainda a opção de ir fazendo madeixas cada vez mais claras, ao longo de um ano, para suavizar a mudança. Em todo o caso, são processos que têm mesmo de ser feitos em cabeleireiro, sobretudo se o seu cabelo natural é escuro, para garantir que não fica danificado.
Cuidados redobrados
Se acha que uma das vantagens de parar de pintar o cabelo (ou nem chegar a pintá-lo para disfarçar os brancos) é deixar andar e não pensar mais no assunto, lamentamos desapontá-la, mas o cabelo branco, para estar bonito, brilhante, macio e saudável, exige cuidados e atenções regulares.
O cabelo torna-se branco porque perde a melanina, pigmento que lhe dá a cor. Há casos em que alguns cabelos já estão totalmente despigmentados e outros ainda conservam o pigmento, o que dá um tom geral cinza (grisalho) à cabeleira.
Noutros casos todo o cabelo está já sem pigmento e a cabeleira fica branca. Isto pode acontecer em toda a cabeça ou só por zonas, e a idade em que o cabelo começa a embranquecer é ditada sobretudo pela genética.
Segredos para um belo cabelo branco
Com a idade, o cabelo vai ficando naturalmente mais frágil e poroso, e a ausência de pigmento, que também contribui para dar estrutura aos fios, não ajuda.
Por isso é fundamental hidratar muito bem a fibra, com condicionador ou máscara em todas as lavagens (que podem ser agora mais espaçadas).
Os tratamentos leave-in também são bons aliados.
O cabelo branco tende a amarelecer, sobretudo quando o tom original era castanho ou preto, ou se é fumadora.
Um champô específico anti amarelecimento, uma ou duas vezes por mês em alternância com o champô habitual, corrige o tom com pigmentos azulados e devolve-lhe a luminosidade.
Finalmente, o corte. Não tem de usar o cabelo curto, mas tem de ter um bom corte e mantê-lo: seja um bob geométrico, um curto pixie ou um longo degradé.
Também é importante saber que vai ter de alterar os tons da maquilhagem e até os da roupa, mas pode aproveitar para dar uma volta nos armários e na necessaire de beleza, que faz sempre bem!
Se gostou, se este artigo a ajudou e se conseguiu tirar algumas ideias, deixe-nos mais abaixo o seu comentário, pois a sua opinião é muito importante para nós!
Pode também gostar de ler: Cores de cabelo que a rejuvenescem 10 anos, modelos de calças que favorecem mulheres de estatura baixa e mulheres mais cheinhas como valorizar a silhueta; Um estilo clássico, intemporal e luxuoso é sem dúvida a tendência que veio para ficar,
Elegância, o poder do bom gosto para todas as idades e 10 dicas de moda, transversais a todas as idades, que a deixam sempre elegante e bem vestida.
Grata pela sua visita
Maria Fernandes , comenta:
Gosto muito dos seu artigos, das suas ideias.
Inspiram-me muito.
Beijinho
Cleusa Mascarenhas , comenta:
Amei os cabelos brancos e grisalhos! As modelos belíssimas e sofisticadas com muito bom gosto! Muito obrigada! Me inspirou a assumir os meus… a dificuldade é que já os pinto.