Mais estilo, menos roupas, tem a ver com um armário cápsula bem planeado, com peças muito bem escolhidas, extremamente versáteis e de qualidade.
Viver com poucas peças de roupa no seu armário parece-lhe uma missão quase impossível, certo? Mas acredite que isso é possível e vai tornar a sua vida muito mais simples, prática e com menos gastos, como eu mesma testei.
A importância de um armário cápsula
Usar as peças que já se tem no guarda-roupa
Um guarda-roupa de uma mulher é um mar de possibilidades, mas saiba que quantidade não é sinónimo de qualidade, e por isso é normal que se perca diariamente no meio de tantas opções. Quando se tem um limitado número de itens, fica mais fácil aproveitar e explorar as possibilidades de conjugações, com cada uma das peças.
Economize dinheiro, não comprando por impulso
Aqui o ideal é usar o que já tem no seu guarda-roupa, mas caso ache absolutamente necessário comprar mais algum item, planeie a compra para que a peça seja um verdadeiro investimento para o seu armário.
Ganhar tempo e acabar com o dilema do que vestir
Com um número limitado de peças, o tempo que demora para escolher o seu coordenado vai ser reduzido, isto porque já conhece todas as possibilidades de cada peça, o que vai facilitar na hora de se vestir.
Mais organização, mais espaço
Dizer adeus a um guarda-roupa abarrotado de peças, em que a maior parte já nem usa. Com um armário organizado é só vestir e sair.
Mais auto-confiança e mais auto-estima
Usar as peças de roupa que a favorecem e saber como combiná-las, é determinante para encontrar o seu estilo pessoal. Com um estilo pessoal bem identificado, isso traduz-se em auto-confiança e uma maior auto-estima, trazendo-lhe liberdade para ser quem é, sem se preocupar em usar ou não o que é tendência.
Como montar um armário cápsula
Para montar um armário cápsula, deve basear-se na estação do ano, se é primavera verão ou se é outono inverno, pois o clima é sempre um factor decisivo na escolha de peças que selecionar. Embora haja peças atemporais que se usam praticamente todo o ano, existem outras que são específicas para a estação em questão. Analisar quais são as suas necessidade e as suas rotinas (trabalho, festas, lazer). Outro factor é determinar o período de tempo em que vai usar esse armário cápsula.
Sabe qual é o seu estilo pessoal?
O estilo pessoal é uma forma de expressão da sua personalidade. É auto-conhecimento. Caso ainda não tenha identificado o seu estilo pessoal leia este artigo.
Determine a quantidade de peças que queira que façam parte do seu armário cápsula
Aqui não existe um número de peças que seja padrão para todas as pessoas, pois é preciso que tenha analisado todas as suas rotinas e identificado o seu estilo pessoal. Normalmente, são utilizadas de 15 a 40 itens. Pode incluir acessórios como calçado, carteiras, lenços e bijuteria.
Escolha peças atemporais
Camisas brancas; jeans de lavagem escura, de preferência; blazer; blusão de pele; vestido preto; calças de alfaiataria; t-shirt branca; camisa de riscas; gabardine feminina etc.
É importante que a maior parte das peças selecionadas sejam lisas e de cores neutras (como cinzas, brancos, pretos, beges, azuis). Com estas peças em cores básicas, fica mais fácil fazer diferentes combinações. Caso goste e se identifique, pode adicionar alguns itens de cores vibrantes, assim como padrões mais marcantes, pois vão dar mais carisma e singularidade aos seus coordenados.
É muito importante que as peças sejam de qualidade e que suportem as lavagens frequentes, pois vão ser usadas por um determinado período de tempo. Prefira sempre peças de roupa que valorizem o seu tipo físico e que lhe assentem que nem uma luva. O armário cápsula não precisa de ser um tédio, pode sempre adicionar-lhe uma ou duas peças statment. O importante é que estas peças se coordenem com pelo menos 5 itens. Pode igualmente apostar em acessórios diferenciadores para dar um up aos seus coordenados.
Através de um armário cápsula vai simplificar a sua vida e fazer coordenados diferentes e elegantes, de acordo com o seu gosto e estilo pessoal, mesmo tendo poucos itens.
Se gostou, se este artigo a ajudou e se conseguiu tirar algumas ideias, deixe-nos mais abaixo o seu comentário, pois a sua opinião é muito importante para nós! Pode também gostar de ler como montar um guarda-roupa cápsula para trabalhar.
Grata pela sua visita!
Maria Teresa Simões , comenta:
Adoro todas as ideiss compatíveis c o meu estilo.e idade
Bem haja
Rosa Leitão , comenta:
Adoro muito bom ! Parabéns! Obrigada
Maria da Conceição Pereira custodio , comenta:
Olá. Estou a adorar o vosso trabalho,gotaria de saber o custo para usufruir desses conselhos na minha pessoa. Desde já grata.
Celina Marília Diniz Araújo , comenta:
Gosto muito das dicas, parabéns.
Ana , comenta:
Totalmente de acordo. É preferível pouco e bom. Por acaso as cores básicas referenciadas no v/ artigo, são as minhas preferidas, além de que combinam muito bem com os meus cabelos brancos. Para sair um pouco da “caixa”, gosto de uma pincelada de vermelho.