Formato de Olhos
Saiba como tirar proveito do efeito das sombras de acordo com o seu formato de olhos.
Na hora de maquilhar os olhos sempre lançamos mão de algumas instruções genéricas, como “defina o côncavo”, “ilumine a área abaixo da sobrancelha”, “faça um V para marcar o canto exterior”, entre diversas outras…
Será que isso funciona para todas as mulheres?
Basicamente sim. Acontece que nem todas as mulheres têm formato de olhos iguais. O formato de olhos variam muito e a técnica que funciona muito bem para uma pessoa pode ter resultados desastrosos em outra.
O formato de olhos pode ainda ser básico, mas com certeza há algum com o qual se irá identificar.
Olhos Padrão
Este formato de olhos é totalmente proporcional e simplesmente não há nada para tentar corrigir. O básico da maquilhagem aplica-se aqui:
- Passe uma sombra (de cor de clara a mediana) na pálpebra inteira e contorne a linha dos cílios (superiores e inferiores) com sombra mais escura.
- Defina o côncavo. Una a marca do côncavo ao contorno dos cílios superiores numa marca “V”, reforçada com sombra mais escura, esfumando bem.
- Se desejar, destaque os olhos com eyeliner como preferir.
- O make-up para este tipo de olhos pode ser super flexível.
- Escolha a técnica e o efeito que quiser.
- Brinque bastante!
Olhos Afastados
Quando há uma distância grande entre os olhos, a maquilhagem pode criar a ilusão de proximidade. O segredo está em reforçar o canto interno dos olhos com sombra levemente mais escura, pois assim eles parecerão mais próximos.
O mesmo para o côncavo.
- Vá do canto interno do olho até no máximo ao centro.
- Se quiser, crie uma “barreira” óptica aplicando sombra mais escura também no canto externo dos olhos, com cuidado para não ultrapassar de maneira nenhuma os limites da pálpebra.
- Não é aconselhável que se “puxe” olhos de gatinho, pois o efeito irá acentuar mais ainda a distância entre os olhos.
Olhos Próximos
O oposto do caso acima. Neste formato de olhos, quanto mais o foco estiver no canto externo dos olhos, melhor.
- Defina o côncavo da metade dos olhos para fora e aplique sombra escura extrapolando os limites da pálpebra.
- Delineado do tipo “gatinho” para alongar a distância entre os olhos, principalmente se for feito somente a partir da metade dos olhos em direcção à área externa.
- Aplique rímel preferencialmente nos cantos externos dos cílios.
- Não esqueça do iluminador no canto interno dos olhos, para aumentar mais ainda a ilusão de distância.
Olhos Saídos
Os olhos mais saídos podem ser suavizados com efeitos de sombra e luz.
- Tente escurecer todo o contorno dos olhos, começando pela linha de água dos cílios superiores e exteriores.
- O côncavo e a linha dos cílios devem ser reforçados com sombra mais escura. A ideia é criar efeitos de sombras para parecer que os olhos estão mais profundos.
- O eyeliner pode ir do canto interno até ultrapassar o canto externo, tanto na pálpebra superior quanto na inferior, engrossando o traçado na direcção externa. A intenção é “achatar” um pouco os olhos.
Olhos Fundos
Neste tipo de formato de olhos, quanto mais “luz” na área, melhor.
- Por isso, em primeiro lugar, use uma sombra iluminadora em toda a pálpebra. Pode até escurecer um pouco a área do côncavo e o canto exterior dos olhos, mas sem marcar muito.
- Evite passar maquilhagem escura no canto interno dos olhos, prefira iluminar essa área.
- Não use tons muito luminosos logo abaixo da sobrancelha, pois essa área normalmente já é mais alta e destacada neste caso.
Olhos Pequenos
- Lápis branco na linha de água inferior, para os olhos parecerem maiores (aumentar a área branca).
- Uma sombra luminosa por toda a pálpebra e no canto externo uma sombra levemente mais escura.
- Aplique curvex de maneira intensa e rímel (principalmente no canto externo), para abrir bem o olhar. Não se esqueça de passar o rímel nos cílios inferiores também!
- Cuidado com o lápis preto na linha de água: ele diminui mais ainda os olhos! Nesse caso, se quiser delinear os olhos, é melhor fazê-lo só por fora, tanto na linha dos cílios superiores quanto na inferior.
Olhos Cobertos
Pálpebra encoberta, côncavo escondido. É um saco, pois a sombra só aparece se você está de olhos fechados (e a maquilhagem borra com muito mais facilidade). Procure criar a impressão de que tem mais pálpebra à mostra.
- Na aplicação da cor escolhida para a pálpebra superior, procure ultrapassar o côncavo. Defina o côncavo mais alto do que definiria normalmente.
- Na pálpebra inferior, logo abaixo dos cílios, aplique a cor do canto externo até somente o centro dos olhos.
- Procure focar o eyeliner também do centro dos olhos até o canto externo, num traçado mais fino.
- Iluminador abaixo das sobrancelhas? Pode, mas bem rente à sobrancelha, para colaborar com o efeito de pálpebras aumentadas.
- E o mais importante: esqueça os produtos cremosos ou oleosos demais! Vão borrar, manchar ou transferir, com certeza!
Olhos Caídos
No caso deste formato de olhos principalmente no canto externo inferior, a solução é tentar voltar toda a atenção para a parte superior.
- Evite passar maquilhagem na área inferior, principalmente lápis preto, pois isso só intensifica mais ainda o caidinho dos olhos.
- Trabalhe a área superior, sempre de maneira a levantar o olhar.
- Procure reconstruir o amendoado dos olhos, aplicando a sombra mais escura voltada para o canto externo superior dos olhos, ultrapassando a área da pálpebra e do côncavo, criando um efeito de “olhos de gatinho”.
- O eyeliner também deve ser aplicado na direcção do final da sobrancelha, sempre puxando para cima nos cantos externos.
- O traçado pode ser mais fino, quase imperceptível na parte interna dos olhos e ir engrossando até a parte externa, ou simplesmente começar a partir da metade dos olhos.
- Reforce a sobrancelha e aplique um pouco de iluminador logo abaixo dela.
- Capriche no rímel nos cílios superiores, principalmente na parte externa. Nesse caso, tufinhos de cílios postiços nessa área podem ajudar.
- Iluminador no cantinho interno dos olhos também é bem vindo!
Tenha em mente que tudo se baseia no facto de que na óptica, tudo que está mais próximo parece ser mais claro e o que está mais distante parece ser mais escuro.