Dicas de maquilhagem – Luzes, sombras, preparação, acção. Um rosto bem maquilhado não significa que se tenha que usar todos os recursos ao mesmo tempo: base, corrector e pó, lápis de contorno, sombras, blush e batom.
Cada movimento do pincel ou das pontas dos dedos produzem um determinado efeito, dependendo do caminho que se escolheu.
Radiografia do Rosto
Para acompanhar as dicas de maquilhagem daqui para frente, ou mesmo quando quiser seguir o passo a passo da maquilhagem das revistas femininas e ver com o olhar do especialista maquilhador, divida e nomeie as regiões do rosto.
- Apurar o olhar até ser capaz de enxergar o próprio rosto como se fosse o mapa do geógrafo ou a radiografia do médico.
- Experimentar ver na cara um terreno, cheio de pequenas elevações, veios, reentrâncias, contornos, dobras e neste relevo, zonas claras e escuras.
02. Centro da testa
03. Têmporas
04. Arco natural das sobrancelhas
05. Margem das sobrancelhas
06. Pé da sobrancelha
07. Conta da sobrancelha
08. Pálpebra superior
09. Côncavo
10. Base das pestanas superiores
11. Linha interna das pestanas superiores
12. Base das pestanas inferiores
13. Linha interna das pestanas inferiores
14. Canto interno do olho
15. Canto externo do olho
16. Zona de encontro das pestanas
17. Pálpebra inferior
18. Região abaixo dos olhos
19. Base do nariz
21. Lateral do nariz
22. Ponta do nariz
23. Aba do nariz
24. Sulco do nariz
25. Maçã/bochecha
26. Topo da maçã
27. Centro da maçã
28. Cova da maçã
29. Covinha abaixo do nariz
30. Contorno dos lábios
31. Canto da boca
32. Centro da boca
33. Covinha abaixo da boca
34. Topo do queixo
35. Ponta do queixo
36. Mandíbula
37. Linha que divide mandíbula/pescoço
38. Covinha da ponta do queixo
Zona T = testa + nariz + queixo
Zona Cruz = testa + nariz + topo das maçãs + topo do queixo
Luzes e Sombras
Não há nada mais clássico na história do desenho das formas humanas do que o jogo de luz e sombra, com duas regras básicas:
- O escuro afasta, esconde.
- O claro aproxima, grita, salta.
Convém fixar bem estas duas regras básicas, antes de pegar no pincel.
- Com a sombra cria cavidades onde não existem, muda os contornos.
- Com a luz destaca, ilumina, faz saltar o que estava escondido.
Também é importante ficar atenta aos nomes das regiões do rosto para saber como e o que fazer.
Roteiro Básico
Existem procedimentos básicos e uma sequência lógica para efectuar a maquilhagem que ajudam especialmente quem está no início da sua aprendizagem.
Mas, depois de muito treino e experiência, será mais fácil perceber que a partir do momento em que a pele estiver com um suporte bem definido – seja de base ou pancake, corrector e pó – vai descobrir a melhor sequência até ao acabamento final.
Preparação
- O lugar ideal para a maquilhagem é em frente do espelho, de modo que a pessoa se veja pelo menos do peito para cima. Lembrar que a maquilhagem identifica-se com cabelo, roupa, acessórios…
- A iluminação mais correcta é a do tipo camarim: luzes nas laterais e na parte superior do espelho, de preferência com tonalidade a imitar a luz do dia. A luz nunca deve vir de cima, senão provoca sombras no rosto. Por isso, dependendo dos recursos, pendurar no mínimo um aplique de luz de cada lado do espelho.
- Reunir os objectos e cosméticos na bancada de modo a visualizá-los com facilidade, sem deixar nada esquecido no fundo da gaveta ou no frasco de vidro. Assim, saber-se-á os recursos que se tem em mãos.
- Lembrar de que depilação e maquilhagem são actos completamente distintos. Qualquer pêlo indesejável – na sobrancelha, no buço, nas laterais do rosto – merece uma depilação com antecedência necessária para não deixar vestígios de pêlos, nem sinais de inchaço.
- O pior que pode acontecer para a maquilhagem, é dar pinceladas sem nexo sem saber onde se quer chegar.
- Ter sempre em mente um esboço do resultado final da maquilhagem, ou colar no espelho uma cópia reduzida de um rosto maquilhado que se tenha adorado – seja de modelo, artista, etc. Embora provavelmente nunca se chegue ao mesmo resultado, dada a singularidade do rosto, não se deve ter medo de “roubar” boas ideias. É importante partir de uma referência segura.
- Livrar sempre o rosto do cabelo para que os cosméticos não manchem a raiz. Fazer isto de um modo que não deixem marcas nos cabelos quando soltos.
- Com a pele limpa, passar o hidratante. Deixar o tempo necessário para a absorção. Se for de dia, pode-se usar um filtro solar, desde que possua, no mínimo, factor de protecção anti-UV15.
- Tirar com lenços de papel humedecidos qualquer excesso de hidratante ou filtro na pele, antes de adicionar os produtos de maquilhagem.
- Quando se quer deixar os olhos mais límpidos, coloca-se um colírio.
- Fazer o melhor olhar para servir de inspiração. Ë uma atitude fundamental.
Acção
- A pele pede um lastro para que os produtos possam ser aplicados e ao mesmo tempo, terem uma aparência mais homogénea. A primeira cobertura de maquilhagem será feita com a base. Mais fina ou mais espessa, vai depender do tipo de pele e do efeito que se quer: subtil ou intenso. Orelhas, pescoço e nuca quando expostos também recebem base para um resultado mais uniforme.
- Com um pincel apropriado e com a ajuda dos dedos, aplicar o corrector para cobrir imperfeições, somente onde for necessário: olheiras, manchas escuras, vasos rompidos, etc. Usar com bom senso para que o truque não se revele.
- Uma camada de pó funciona como finalização da base e do corrector, uma espécie de garantia de durabilidade.
- Usar o maior pincel do kit para polvilhar – e delicadeza.
- Com o lastro completo, curvar as pestanas com cuidado.
- Daqui para frente vai perceber se a sequência ideal para fazer a maquilhagem dos olhos, pestanas e sobrancelhas (rímel, lápis ou delineador, sombras, etc.), usar ou não o blush para dar mais viço à aparência e fazer um belo contorno para o batom nos lábios.
- Ter sempre em mente o resultado final. Não complicar a ponto de borrar uma região que já foi maquilhada; por exemplo: fazer-se a sombra nos olhos e só depois lembrar de colocar as pestanas postiças.
- Se no final da maquilhagem, se soltar os cabelos e ainda assim sentir-se que algum detalhe perdeu o efeito, não desanimar – repensar e fazer de novo.
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