bemvestir®

Decorar com mantas nas poltronas e nos sofás

Decorar com mantas nas poltronas e sofás dá charme e ambiente a qualquer espaço.

As mantas, assim como as almofadas, podem ser elementos importantes para compor a decoração da sua sala.

Mesmo que sejam mais utilizadas nos períodos mais frios, as mantas podem ajudar a aumentar a sensação de conforto e também proteger os tecidos dos sofás ou das poltronas.

É importante começar pelo estilo geral da sala e dos móveis maiores, como os sofás e as poltronas.

Se as paredes, os sofás e as poltronas são de cores mais neutras, os toques de cor no ambiente devem vir justamente das peças de decoração, como tapetes, almofadas e mantas, além de objetos decorativos, como , vasos, jarras, bibelots, etc.

Se optar por destacar um dos elementos grandes, como por exemplo, um sofá, uma poltrona, as cores das paredes ou um tapete com cores fortes o que pode dar ao espaço bastante personalidade, o ideal será que os outros elementos da decoração mantenham um diálogo com essas peças: tipo, uma cor em comum ou um mesmo tom, como uma estampa ou texturas similares.

Por exemplo; um espaço minimalista, pede mantas e almofadas lisas, de cores sólidas e menos chamativas, enquanto uma sala de estilo mais clássico pode funcionar bem com peças mais coloridas, assim como com texturas e franjas.

Decorar com mantas nas poltronas e nos sofás

Tipos de mantas

Não faltam opções de mantas, seja para dar um toque de conforto, para aquecer nas noites frias ou para proteger os tecidos dos sofás e poltronas.

O algodão é uma fibra natural, com boa troca de calor tanto para o verão como para o inverno. Mantas de algodão, assim como de outros tecidos naturais, costumam ser leves e fáceis de lavar.

Falando em praticidade, a microfibra fica em primeiro lugar. Esse material com fibras de poliéster e poliuretano é muito resistente, ainda que tenha um bom grau de maciez. Mesmo que sejam leves, essas mantas são mais indicadas para os dias mais frios.

A lã cria produtos quentes que vão deixar a sua poltrona ou o seu sofá super confortável. Os fios costumam ser fortes e duráveis, desde que essas mantas sejam lavadas à mão.

Outra indicação para períodos mais frios é a cashmere, um tipo de lã bem mais cara e luxuosa, que resulta em uma manta muito macia e confortável para os dias de inverno.

Já uma opção mais resistente são as fibras sintéticas, como o acrílico, a poliamida e o poliéster. Existem tecidos mais quentes e outros mais frescos, o que dá alternativas para todas as estações do ano.

Como usar as mantas

Para construir a decoração da sala utilizando mantas, pode ter algumas opções diferentes.

Para o verão e para a primavera, pode usar modelos mais finos, como o algodão ou as fibras naturais, que ajudam na troca de calor e deixam o sofá e as poltronas mais frescas.

No outono inverno pode inserir mantas de tecidos mais pesados ou de materiais mais quentes, como a lã, a cashmere e as fibras artificiais.

Em dias e noites de temperaturas mais baixas, pode dispor mantas em cestos pela sala ou nos braços das poltronas, para que quando necessário tenha os itens por perto para se proteger do frio.

É importante equilibrar as dimensões da manta com o tamanho do sofá ou da poltrona, para chegar a um visual interessante. Cuidado para a manta não se tornar uma “cauda” da poltrona.

Para o piso, prefira fazer uma combinação de tapetes.

Pode usar as mantas no encosto, com o tecido esticado ou dobrado; no estilo “garçom”, ou dobradas e dispostas no braço do sofá ou poltrona; ou ainda como cascata, aberta no canto do sofá e caindo na diagonal. Faça os testes e encontre o visual mais interessante e adequado para sua sala.

Se a ideia for proteger o tecido do sofá ou da poltrona, pode utilizar as mantas abertas, cobrindo todo o encosto e parte do assento; ou esticadas pelas almofadas dos assentos, para garantir que os convidados se sentarão sobre elas.

Para quem tem animais de estimação, as mantas também podem proteger o tecido dos sofás e das poltronas, porém, é mais indicado fazer uma boa impermeabilização para garantir a sua higiene e durabilidade.

Se gostou, se este artigo a ajudou e se conseguiu tirar algumas ideias, deixe-nos mais abaixo o seu comentário, pois a sua opinião é muito importante para nós!

Pode também gostar de ler: Fazer bons investimentos na decoração da casa; Como otimizar e decorar o espaço de uma cozinha pequena; Como tornar a sua sala num espaço de sonho e onde apetece ficar; Como criar um refúgio em casa para descansar.

Grata pela sua visita!!

Exit mobile version