Mudam as estações do ano, as tendências, mas a cor preta mantém-se. A cor preta é a cor que menos depende das modas e combina com tudo.
Até pode não estar tanto na moda, mas todos os criadores sempre têm preto na sua paleta de cores. Vestir de preto faz com que se sinta e pareça mais magra, caso esteja acima do peso, e pode ser usada em qualquer época do ano.
Os vestidos pretos produzem um efeito delimitativo – fazem com que quem os veste, adquira importância. Quem veste de preto. não precisa de se fazer notada, pois por si só a cor preta induz-lhe uma aura de individualidade, personalidade e um ar de “femme fatale”.
Quando sai à noite depois de um dia intenso e cansativo, veste um vestido preto e ele vai-lhe absorver o cansaço que lhe aparece nos olhos, na pele e na expressão. Coloca um pouco de maquilhagem, dá um jeito ao cabelo, coloca uns acessórios de moda bem bonitos e está pronta para brilhar – a cor preta é elegância sem risco.
Mas a cor preta favorece mais os rostos jovens, porque o preto é a cor que mostra a idade com mais clareza.
- Peças de roupa na cor preta junto ao rosto, nas pessoas com mais idade, faz ressaltar qualquer parte do queixo mais flácida – isto acontece, porque a cor preta não reflete a luz. Pessoas com mais idade devem usar esta cor afastada do rosto.
A cor preta também se tornou popular, como uma cor diferenciadora entre todos os grupos que não se sentiam como parte integrante da massa e que não participavam dos valores da adaptação. Os libertinos usavam indistintamente os casacos de cabedal preto, depois apareceram os rockeiros e a seguir os punks, sendo para eles a cor preta a cor do protesto e da negação.
Este conteúdo também está disponível em: Inglês