Saiba como ter um guarda-roupa sustentável, pois é impossível ignorar que o mundo está a mudar e que o nosso planeta está cada vez mais sobrecarregado pelo excesso.
A cultura do consumo está a mudar aos poucos e o desperdício é mais que muito. A moda têm percebido esta mudança, afinal é um dos mercados mais conhecidos pelo acumular.
Mas por onde começar? Pode começar por ir à nossa página de serviços para encontrar o que mais se adequa a si. Será um gosto poder ajudá-la.
Investir numa uma moda sustentável, significa começar a pensar em 1º lugar no apoio a marcas que sejam amigas do ambiente. Ou seja, que se preocupam tanto com a origem dos materiais que usam, quanto com a mão de obra que a confecciona (afinal, conhecemos muitos casos de marcas envolvidas com o trabalho escravo e com condições de produção sub-humanas).
Talvez o passo mais importante e ao mesmo tempo assustador na hora de montar um guarda-roupa sustentável, seja o de parar de comprar em marcas de fast fashion, que produzem muito, com condições de trabalho duvidosas e com um alto índice de desperdício de materiais. O mote dessa mudança é qualidade em vez de quantidade. Ou seja, essa é uma mudança que mexe principalmente, com a sua parte monetária. Mas que a longo prazo vai verificar que vale a pena o investimento.
Como ter um guarda-roupa sustentável
Quantas vezes você vai usar essa roupa?
Um teste infalível na hora de adotar uma moda sustentável, é comprar com mais consciência. Compre apenas a peça de roupa que tem a certeza absoluta que vai usar. Pergunte a si mesma: ‘Eu vou usar esta peça pelo menos 30 vezes?’. Se a resposta for um confiante ‘sim!’, compre à vontade, caso contrário, você já sabe o que fazer.
Informe-se!
Nos dias de hoje, é praticamente impossível dizer-se que não se sabe como descobrir se uma marca é sustentável ou não. Pesquise e informe-se antes de comprar. Grandes marcas, como a Stella McCartney, lideram esse movimento e são muito abertas sobre os seus sistemas de produção e uso de materiais ecológicos. Mas existem marcas nacionais que são igualmente transparentes e preocupadas com o meio ambiente.
Experimente as lojas vintage
As lojas vintage, são outra das opções para um guarda-roupa consciente. É hora de deixar de lado esse tabu com ‘roupas antigas’ e abrir a mente para a ideia de encontrar verdadeiros achados de moda em lojas vintage.
Monte um guarda-roupa intemporal
Ter um guarda roupa intemporal, significa que as suas roupas não estão ligadas a uma tendência que muda com as estações – ou seja, independentemente da estação, o seu guarda-roupa continua válido.
O intemporal varia de pessoa para pessoa, mas o mais importante é lembrar que essas peças de roupa não se usam só numa única estação (ou seja, não são tendências). Elas ultrapassam qualquer barreira de tempo e mantém-se relevantes; não importa a estação ou o que a moda impõe. Isso significa que evita comprar roupas que vão durar pouquíssimo tempo no seu no seu armário e que logo são descartadas.
Cuide das suas roupas
Cuidar das roupas é um detalhe importante. Adotar uma moda sustentável significa comprar menos roupas – por isso, precisa de cuidar bem do que tem. Preste atenção às recomendações de lavagem, guarde as suas peças de roupa de forma correta e preste atenção ao manuseamento das mesmas. Não custa nada dar aquele passo a mais para que as peças de roupa se mantenham impecáveis e aumentar-lhes a durabilidade, certo?
Ter uma boa costureira
Ter uma boa costureira é muito eficaz na hora de dar uma nova vida a uma peça de roupa. Muitas vezes, descartamos uma peça de roupa porque perdeu um botão, ficou larga ou apertada demais, tem uma barra desgastada ou apenas alguns fios soltos.
Repense como gasta o seu dinheiro
Se a meta é um guarda-roupa sustentável, então vai precisar repensar a forma como gasta o seu dinheiro. Agora, como a qualidade é mais importante do que a quantidade, faça investimentos em peças de roupa, que vão durar mais tempo e que se encaixam na sua noção de estilo intemporal. Comprar várias peças de roupa numa ida ao shopping não é mais uma opção. Ao invés disso, guarde esse dinheiro para comprar uma camisa de qualidade e com um corte adequado ao seu tipo físico ou aquele blazer lindíssimo que anda a namorar à imenso tempo.
Aproveite a época de saldos
Em época de saldos existem peças de roupa em que vale a pena investir o seu dinheiro, pela qualidade, durabilidade e sobretudo em peças intemporais que se coordenam todas entre si. Esta é altura ideal para fazer bons investimentos. Artigos que são habitualmente caros, como as malas em pele, um bom sobretudo, blazers de boa qualidade e com um bom corte, tornam-se mais acessíveis nos saldos. As peças de qualidade acabam por ter uma maior durabilidade e compensar o gasto inicial. Leia o artigo https://www.bemvestir.com/11-regras-para-fazer-boas-compras-nos-saldos/ e o artigo
saldos – peças de roupa em que vale a pena investir.
As imagens são meramente ilustrativas.
Se gostou, se este artigo a ajudou e se conseguiu tirar algumas ideias, deixe-nos mais abaixo o seu comentário, pois a sua opinião é muito importante para nós! Pode também gostar de ler: Conheça o nosso conceito armário-cápsula.
Grata pela sua visita!
Iria Pinto Cardoso , comenta:
Muito bem!
Sem dúvida está é a melhor das opções para se sentir em qualquer momento. Repetir uma peça de roupa, reajustá-la ou complementá-la com acessórios diferentes consoante a ocasião, esse é o segredo para se sentir sempre bem.
Há muito que rainhas e princesas (Suécia, Mónaco) o fazem com sucesso e sem desprimor..
Bem haja!
Manuela , comenta:
Sem dúvida que esse é o caminho!
Com a idade, para mim, agora é fácil ser sustentável, mas se for ao Porto muitas vezes lá se vai a compra consciente😀
A costureira tem sido uma grande aliada, pois consigo dar vida a peças de boa qualidade, que já não usava.
Ótimas dicas como é habitual!
Elsa Soares , comenta:
Grata querida Manuela pelas suas carinhosas palavras. Beijinhos