Como decorar um apartamento pequeno, para que este pareça maior, tem as suas técnicas.
Se vive num apartamento pequeno, provavelmente já deu muitas voltas à cabeça a tentar encontrar soluções, de forma a inserir todos os móveis e elementos necessários, sem pesar demasiado o ambiente ou a torná-lo praticamente inabitável.
Harmonizar espaços
A harmonização dos espaços é um dos primeiros passos. Escolher mobiliário que facilite a circulação e, no caso das cores, é importante que elas conversem entre si, criando uma harmonia entre os espaços.
Para garantir essa sensação de integração de continuidade, pode optar pelo mesmo tipo de piso para ambas as divisões (sala, corredores, hall, quartos), bem como o mesmo estilo de decoração ou estilos que se complementem.
Por exemplo, se a cozinha ficar integrada na sala, é importante que tudo se harmonize.
Espelhos
Os espelhos ajudam a criar uma sensação de amplitude, o que é ideal em espaços pequenos, onde a integração é a única saída.
Cores claras
Um ambiente claro é um dos melhores aliados, quando a intenção é fazer o espaço parecer maior do que é. A partir de um fundo branco ou bege, pode brincar com as cores em móveis e objectos de decoração. Se a ideia é transmitir uma sensação de continuidade, aposte na mesma paleta de cores em todas as divisões da casa.
O branco tem a capacidade de reflectir até 96% da luz; é uma cor atemporal que transmite pureza, limpeza e calma. Unificar a cor do sofá com a cor da parede, vai-lhe dar profundidade no ambiente e, dar a ilusão de um espaço maior. Paredes e tectos pintados da mesma cor (branco ou bege claro), transforma o espaço numa caixa de luz.
Iluminação
A iluminação é outro dos pontos fundamentais na decoração dos espaços, quando se fala em ampliação de ambientes.
Se tiver a sorte de ter uma varanda ou uma janela ampla na sala, facilite a entrada de luz natural, ao colocar cortinados leves e claros.
A iluminação deve ser suave e abundante, mas estrategicamente bem colocada. Pode optar por um candeeiro por cima da mesa de jantar, luzes direccionadas e focos embutidos nos tectos.
Acessórios versáteis
Aposte em acessórios que tenham mais do que uma função, ou que possam ser “escondidos” quando não estiverem a ser utilizados.
Pufes e bancos, assim como mesas de apoio, podem ser facilmente guardados(as) debaixo de um aparador ou mesa, desobstruindo a passagem.
Consultoria em decoração de interior – Brevemente disponível
Se este post a ajudou, deixe-nos mais abaixo o seu comentário, pois a sua opinião é muito importante para nós!
Pode também gostar de ler: 7 passos para tornar a sua casa num templo de bem estar.
Grata pela sua visita!
Maria Catrola , comenta:
Adoro todas as publicações sobre os diversos temas, que pública. Estou sempre à procura da novidade. Parabéns Elsa Soares.😍