bemvestir®

Como cuidar das malhas de melhor qualidade – outono inverno

Como cuidar das malhas de melhor qualidade, como a caxemira, lã virgem, mohair e angorá, que são as protagonistas dos dias mais frios do outono inverno. Estas malhas requerem cuidados especiais para que a sua durabilidade seja maior.

Como cuidar das malhas de melhor qualidade – outono inverno

Angorá

Angorá é uma lã ótima para os dias mais frios de inverno, é leve e muito suave, mas tem um grande poder de reter o calor. Este género de lã não tem muita elasticidade, o que a torna frágil. Requer uma lavagem manual em água morna e com sabão neutro. A melhor forma de guardar estas camisolas é num local bem ventilado e, de preferência, embalada a vácuo.

Como cuidar das malhas de melhor qualidade

Caxemira

Extraída das cabras de Caxemira, um tipo de caprino mais raro e, como tal, considerado um fio de luxo, beleza e elegância. A lã de caxemira é um dos têxteis naturais mais luxuosos e caros. Obtém-se este tipo de fio de caxemira ao pentear o sub-pêlo (a camada inferior de pêlo) das cabras de Caxemira. A caxemira é bastante quente, muito macia e hipo alérgica.

A desvantagem da caxemira é ser demasiado sensível e criar borboto. Para prolongar a vida deste tipo de lã, deve-se lavar à mão com sabão neutro e não devem ser torcidas. Utilize uma toalha turca para lhe retirar o excesso de água e estenda-a na horizontal sobre uma toalha para não deformar.

Mohair

A lã mohair destaca-se pelo brilho e por ser extremamente sedosa, além de bastante resistente e durável. A coloração natural deste fio, absorve o pigmento com facilidade, o que faz com que as peças tenham cores vibrantes. Este tipo de camisolas também devem ser lavadas à mão com sabão neutro e secas ao ar na horizontal, para não se deformarem.

Lã virgem

Quando uma lã é caracterizada como virgem, significa que foi extraída da primeira tosquia de uma cria de ovelha. Independentemente da raça da ovelha, a lã virgem é a que tem melhor qualidade por ser mais macia, elástica e hipoalergénica.

Apesar de resistente, a lã virgem é normalmente usada em camisolas com fibras que não foram processadas antes, o que pode dificultar a limpeza, já que o tecido não absorve água ou sabão tão facilmente. A dica é lavar a peça manualmente, usando água fria com sabão neutro ou shampoo de bébé. Deve secá-la ao sol e de preferência na horizontal, para não deformar a peça.

Estas camisolas de boa qualidade são um grande investimento, daí quanto mais tempo durarem melhor. Para que a vida destas peças se prolongue, o ideal é tratá-la com o maior cuidado possível; por isso, quanto menos lavagens maior será a durabilidade das mesmas. Pode sempre limpar a seco (o que é dispendioso). Pode sempre depois de usar a sua malha, colocar ao ar e guardá-la no dia seguinte.

Caso precise de ajuda para fazer as suas compras requisite o nosso serviço de personal shopper, que consiste :

Se gostou, se este artigo a ajudou e se conseguiu tirar algumas ideias, deixe-nos mais abaixo o seu comentário, pois a sua opinião é muito importante para nós! Pode também gostar de lerfique a conhecer o nosso conceito de armário-cápsula.

Grata pela sua visita!

Exit mobile version