Existem alimentos anti-idade que contêm preciosos nutrientes, que ajudam a atrasar o envelhecimento, aumentam a luminosidade e preservam a elasticidade da pele.
Já se sabe que não existem poções mágicas para atrasar o envelhecimento e garantir uma juventude eterna. Mas se não fumar, dormir com qualidade, se não fizer uma exagerada exposição ao sol e se não consumir álcool em excesso (factores estes que contribuem radicalmente para o processo de envelhecimento da pele) e adoptar um estilo de vida saudável (que inclui exercícios físicos, caminhar, ioga etc.), beber água e uma dieta saudável, pode subtrair anos à sua aparência.
Este artigo foi elaborado depois de muita pesquisa em fontes altamente credíveis. E estes são alguns dos principais alimentos que ajudam a atrasar o envelhecimento cutâneo prematuro.
Os antioxidantes
A “respiração” das nossas células produz moléculas instáveis chamadas radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento. Para as estabilizar, reduzir a oxidação bem como a aceleração do envelhecimento, o nosso organismo socorre-se de moléculas antioxidantes, presentes em grande quantidade em certos frutos e legumes de cor forte (vermelho, laranja, azul, violeta), sendo os mais conhecidos os polifenóis (cada vez mais pesquisas oferecem-nos provas do papel dos polifenóis na prevenção de doenças degenerativas, como o câncer e as doenças cardiovasculares) e as antocianinas.
- As ameixas são as estrelas dos antioxidantes, muito à frente das bagas de goji. A ameixa de Agen (seca ou meia seca), é rica em ácido clorogénico, contém betacaroteno, vitamina E e fibras.
- Os mirtilos, frescos ou congelados, contêm abundantes antioxidantes: betacaroteno, vitaminas C e E, flavonóides e antocianinas. Os mirtilos contribuem para a saúde da pele, ajudando a suavizar os chamados pés de galinha, impedindo os sulcos e as linhas de expressão. Como bónus, ainda contém fibras e muito poucas calorias.
- O Chá verde está cheio de antioxidantes (vários polifenóis, as catequinas, teaflavinas e as tearubiginas) e por isso desacelera o envelhecimento da pele.
- Batata doce, para além de todas as suas propriedades energéticas, calmantes e reguladoras, é também um dos alimentos que retardam o envelhecimento. Rica em antioxidantes e vitaminas A, C e E, ferro e fibras, reduz a formação de radicais livres, protege a pele das agressões diárias e previne o aparecimento das rugas, mantendo a pele jovem e saudável.
- Os espinafres são poderosos antioxidantes, porque são ricos em provitamina A e vitaminas C e E, mas são as vitaminas do grupo B (como folatos, B2, B6, B3 e B1), o ferro, o magnésio, o potássio, o sódio, o fósforo, o iodo e os carotenóides, que têm uma ação antienvelhecimento, prevenindo rugas e manchas na pele.
- As uvas, são uma fruta na lista de alimentos que retardam o envelhecimento, porque são poderosos antioxidantes, contêm o resveratrol a quercetina e os flavonóides, que protegem as células dos radicais livres. Além disto, ajudam na prevenção de doenças coronárias.
- Os tomates contêm licopeno, um nutriente que é raramente encontrada em outros alimentos. O licopeno protege a pele contra os raios ultravioletas nocivos, mantendo-a com uma aparência mais jovem e saudável. A maioria das frutas e legumes possui os melhores nutrientes, quando comidos crus, mas os tomates cozidos intensificam as propriedades do licopeno.
- A couve -flor, as suas folhas têm enormes níveis de antioxidantes e é considerado um dos alimentos mais nutritivos. Este vegetal verde contém níveis mais elevados de vitamina C que a maioria dos alimentos; cerca de 4 a 5 vezes mais do que o espinafre, por exemplo. Esta vitamina é essencial para a síntese do colágeno e isso contribui para uma pele saudável e radiante. As folhas da couve flor também estão repletas de ômega-3, que ajudam a nutrir a pele e a evitar a secura e as rugas.
As vitaminas
Se as vitaminas A e E ajudam na luta contra os radicais livres, a vitamina C desempenha outro papel na formação do colagéno, a molécula de firmeza da pele.
- As amêndoas têm vitamina E, fibras e matérias gordas excelentes para a pele, contidas no invólucro do fruto, bem como os seus compostos fenólicos com ação anti – inflamatória.
- As nozes e as castanhas do Pará, são igualmente suplementos eficazes e nutricionais para minimizar os sinais de envelhecimento prematuro. As nozes contêm fenóis e selênio mineral, que promove a elasticidade da pele. Também possuem potentes antioxidantes, que protegem contra o câncer da pele e reduzem os sinais de envelhecimento precoce. As nozes e amêndoas são ricas em ômega-3 e são benéficas na redução do acúmulo de gordura abdominal.
- Damasco seco, possui na sua pele um alto teor de betacaroteno. É rico em fibras, vitamina C, licopeno, ferro e cobre, sendo um fruto muito benéfico para a pele.
- O abacate é um dos alimentos que retardam o envelhecimento. Rico em vitaminas A, C, E, B9, ácido fólico e glutatião – um derivado proteico que, graças à sua ação antioxidante, previne a degeneração celular. Mas há mais! O abacate é riquíssimo em coisas boas para a nossa saúde, nomeadamente, ácidos gordos (ómegas 3, 6, 7 e 9), sitosterol e aminoácidos essenciais.
- O iogurte, que entre os seus benefícios nutricionais tem vitaminas A e do complexo B, importantes na prevenção do envelhecimento, pelas suas propriedades antioxidantes, pela estimulação da produção do colagénio e por conterem tiamina, riboflavina, niacina, ácido pantoténico e biotina, protegem as células e a pele dos avanços da idade.
- O salmão é uma fonte de proteínas de alto valor biológico, como a vitamina A e as do complexo B, responsáveis por cuidar dos tecidos cutâneos. É ainda uma fonte de ácidos gordos ómega-3, de ácido docosahexaenóico (DHA) e ácido eicosapentaenóico (EPA), essenciais para lubrificar o cérebro e proteger as células. Deve ser consumido apenas se for do mar, pois os de viveiro têm pouca qualidade.
Os anti-inflamatórios
A inflamação das células é um processo complexo, resultante muitas vezes de uma alimentação industrial, açucarada e gorda, que está na origem de um envelhecimento precoce.
Presentes nos vegetais e não só, as moléculas anti-inflamatórias diminuem o limiar de activação deste fenómeno e ajudam a eliminar as toxinas.
Os alimentos que controlam a inflamação são ricos em substâncias como alicina, ácidos graxos ômega-3 e vitamina C:
- Ervas aromáticas – alho macerado, açafrão, curry e cebola;
- Peixes ricos em ômega-3 – atum, sardinha e salmão;
- Sementes com ômega-3 – linhaça, chia e gergelim;
- Frutas cítricas – laranja, acerola, goiaba e abacaxi;
- Frutas vermelhas – romã, melancia, cereja, morango e uva;
- Frutas oleaginosas – castanhas e nozes;
- Vegetais – brócolos, couve-flor, repolho e gengibre;
- Azeite de boa qualidade.
As fibras
As fibras aceleram mecanicamente a eliminação das toxinas intestinais como uma “vassoura”. Assim, o organismo fica limpo e a tez luminosa.
- A alcachofra é um vegetal que possui muitos nutrientes e é uma das melhores fontes de fibras.
- A maçã está entre as frutas das mais saborosas e promove a sensação de saciedade. Também é rica em fibras.
- A pera é igualmente uma fruta muito popular, saborosa e nutritiva e uma das melhores fontes de fibras em frutas.
Os sais minerais
Os sais minerais são substâncias de origem rochosa indispensáveis ao ser humano (cálcio, ferro, magnésio, sódio, fósforo, potássio e enxofre).
Em caso de deficit, as funções metabólicas cutâneas diminuem e a pele sofre muito e torna-se visível com isso.
- As ostras são um marisco com poucas calorias, com uma concentração de minerais e antioxidantes (zinco, cobre e selénio), reforçados pela vitamina A.
Os oligoelementos
Os oligoelementos são nutrientes minerais (zinco, selénio, fluor, cobre…), de que temos necessidade em quantidades muito pequenas. Desempenham um papel semelhante aos dos sais minerais.
Grata pela sua visita!