Saiba como acabar com a celulite de uma forma saudavel. Dizem os especialistas que nove em cada dez mulheres têm celulite, a chamada “casca de laranja”. Porém, como não descobriram ainda uma fórmula única para a sua total eliminação, com consequentes resultados satisfatórios, é necessário identificar as causas do seu aparecimento, mudar os hábitos diários e apostar num plano que seja mais eficaz.
Como acabar com a Celulite
O que significa ter celulite e os seus diferentes graus
A celulite ataca as coxas, o quadril, os glúteos e os joelhos! Este problema cientificamente conhecido como lipodistrofia ou hidrolipodistrofia, ocorre devido à alteração nos tecidos subcutâneos e adiposos, formando a tão temida “casca de laranja”.
A celulite aparece principalmente quando ocorrem alterações estruturais na derme e na microcirculação do sangue, o que conduz a um aumento de tecido fibroso e à acumulação de alguma gordura, e por consequência, ao aparecimento de irregularidades na pele. Por isso, a celulite dependendo do seu grau de severidade, pode ser mais do que um simples problema estético.
Celulite grau 1 – Não existe fibrose. Esta celulite é pouco visivel e só aparece se apertar a região ou contrair a musculatura.
Celulite grau 2 – É possível detetar leves irregularidades sem comprimir a pele, principalmente nas zonas mais propícias ao seu aparecimento (coxas, quadril, glúteos e joelhos). Neste grau, já existe fibrose sem predominância.
Celulite grau 3 – Este tipo de celulite já é percetível a olho nu, pois a fibrose já se encontra estabelecida e as ondulações na pele começam a apresentar o aspecto “casca de laranja”.
Celulite grau 4 – Já existe fibrose instalada e são visiveis micro e macro nódulos. O aspecto casca de laranja intensifica-se e a celulite torna-se mais dura e dolorosa.
Dicas
A celulite dos graus 1 e 2, os chamados níveis mais moderados, são os mais fáceis de eliminar, através da alimentação, cosméticos e do exercicio físico, sendo passíveis de serem eliminados por completo. Porém, nos graus 3 e 4 a probablidade da celulite desaparecer totalmente, diminui drásticamente, sendo fundamental recorrer a todo um conjunto de hábitos, tratamentos e intervenções, para melhorar a eficácia no combate à celulite.
- Siga uma alimentação equilibrada, aqui variedade é a palavra chave (frutas, legumes, carnes brancas, peixe, cereais integrais, leguminosas, frutos secos, probióticos etc.
- Durma oito horas, o repouso diário é fundamental para potenciar os factores que provocam a celulite.
- Beber no minimo 2 litros de água diáriamente, a água ajuda a eliminar as toxinas e previne a retenção de líquidos na gordura localizada.
- Fazer exercicio físico, combinando exercicios aeróbicos com musculação. Não basta emagrecer, sendo absolutamente necessário tonificar o corpo.
- Evitar o sol em excesso, pois os raios UV agridem o colagéneo, o que torna a celulite ainda mais visivel.
- Relaxar e evitar o stress, através da prática da meditação e do yoga.
- Evitar o consumo de álcool, porque além das calorias, aumenta a retenção de liquidos.
- Manter o intestino regulado; a prisão de ventre é inimiga do combate à celulite. É importante consumir fibras.
No dia-a-dia
Existem determinados hábitos, que utilizados diariamente ajudam a eliminar a celulite.
- Evite usar saltos altos todos os dias, pois prejudicam a circulação sanguínea nas pernas, promovendo o aparecimento da celulite.
- Evite tomar mais do que dois cafés por dia. Café em excesso, promove a desidratação e compromete a circulação sanguínea, levando ao aumento da celulite.
- Evite dormir com cuecas e elásticos apertados, pois comprometem a microcirculação, sendo que cinquenta por cento da drenagem linfática, ou seja, os fluídos das pernas, voltam para o corpo enquanto dorme, fazendo um bloqueio à circulação, o que vai acumular toxinas.
- Abdique dos alimentos processados e de refeições pré-fabricadas.
- Não adira a dietas drásticas, pois a oscilação de peso agrava a celulite.
- Não use jeans demasiado apertados.
- Durante o banho alterne a temperatura da água no duche, aumentando a pressão da água do chuveiro em zonas específicas. Esta técnica melhora a circulação sanguínea através do estreitamento e dilatação dos vasos. A água fria contrai os vasos sanguíneos, a água quente faz vasodilatação.
- Exfoliar a pele é o primeiro passo para tratar a celulite, pois remove células mortas e estimula a renovação da pele, preparando-a para os passos seguintes, como absorção dos principios activos presentes nos cosméticos para o efeito.
- Opte por cozinhar a vapor, use panelas e frigideiras anti-aderentes e salteie os alimentos. Isto faz com que estes preservem um maior número de nutrientes.
- Ao massajar as zonas mais problemáticas, estará a estimular a circulação sanguínea nessas regiões, promovendo uma maior absorção de creme e a eliminação da celulite.
Alimentos poderosos que ajudam a combater a celulite
Segundo os especialistas, os alimentos que se constituem como os nossos maiores aliados para combater a celulite são:
- Banana – é uma fruta rica em potássio – que estimula a drenagem linfática do organismo; e em fibras – que regulam o intestino, diminuindo a absorção de gorduras.
- Azeite de oliva extra virgem – tem acção anti-inflamatória, combatendo os edemas provocados pela celulite.
- Frutas citricas com vitamina C (abacaxi, abiu, acerola, ameixa, amora, caju, cidra, cupuaçu, framboesa, groselha, jabuticaba, laranja, lima, limão, marmelo, morango, nêspera, pêssego, romã, tamarindo, tangerina e uva) – têm propriedades anti-oxidantes e anti-inflamatórias. Auxiliam e eliminam as toxinas. A Lima da Pérsia tem características muito específicas no ataque à celulite porque limpa o sistema linfático e ajuda a drenar o líquido que costuma ficar retido nas áreas afetadas pela celulite. A maçã também possui fibras que neutralizam essas toxinas, sendo ótima para impedir que elas inflamem a celulite, a semente de linhaça não é desintoxicante, mas age no aspecto inflamado da celulite também, por ter ação anti-inflamatória e casa bem com todos esses alimentos.
- Abacate – é uma fruta rica em glutationa e ômega 9, dois antiflamatórios que auxiliam no controlo do cortisol, evitando o acumular de gordura no organismo.
- Arroz integral – tem um baixo índice glicémico, auxilia no trânsito intestinal, aumenta a saciedade e ajuda na redução de peso. Fonte de crómio, actua no metabolismo dos carbohidratos. Inibe a absorção de toxinas e ainda elimina as impurezas.
- Rúcula, espinafres e bróculos – são vegetais que melhoram a circulação e atenuam a celulite.
- Gengibre -Da mesma forma que os alimentos acima, o gengibre está repleto de bons nutrientes para o nosso corpo. Proteínas, cálcio, ferro, magnésio, potássio e muitos outros compõem a seleção de benefícios que o gengibre nos pode oferecer. A raiz possui ação antioxidante e anti-inflamatória, sendo muito importante na prevenção e combate à celulite. Ela ainda possui ação termogênica contínua, acelerando o nosso metabolismo e colaborando para um aumento do gasto calórico, o que é excelente em qualquer dieta para emagrecer.
- Abacaxi – é uma fruta rica numa enzima chamada bromelina, age como anti-inflamatório e fonte de fibra.
- Maçã – ajuda a regular a absorção de gorduras e de glicose no organismo. Além disso, contribui para neutralizar as toxinas que provocam o aparecimento da celulite.
- Frutos vermelhos com C e A – combatem radicais livres devido às suas propriedades antioxidantes, fortalecem os vasos sanguíneos e diminuem a produção de insulina.
- Salmão, sardinha e atum – são fonte de óleos essenciais, conhecidos como ómega 3 – estas gorduras saudáveis têm um efeito estrutural e asseguram a fluidez e estabilidade de todas as membranas celulares do corpo.
- Oleaginosas – nozes, castanhas, amêndoas e castanha-do-pará, são ricas em vitamina E, ómega 3 e antioxidantes. Têm ainda selénio (importante antioxidante contra o envelhecimento das células), cálcio, potássio, zinco e ácido fólico sendo estes nutrientes essenciais no tratamento da celulite. Para usufruir dos benefícios destes alimentos o ideal é investir no consumo diário de, pelo menos, duas unidades.
- Sementes de linhaça – promovem a renovação celular, reduzem inflamações e ajudam a regular o intestino.
- Goiaba – tem vitamina C, aqual ajuda a equilibrar a absorção de gorduras.
- Pimentos – são ricos em vitamina C, impulsionam a produção de colagéneo, promovendo a elasticidade e mantendo a pele firme.
- Chocolate negro – o cacau natural está cheio de antioxidantes, que detonam a gordura e aceleram o metabolismo. Porém, não convém ingerir mais que um quadradinho por dia.
- Pimenta- de-caiena – pode ser usada para condimentar a maioria dos pratos, promove a circulação e acelera o metabolismo, sendo uma aliada no combate à celulite.
- Quinoa – é sem dúvida uma alternativa saudável para substituir a massa e o arroz branco. Este super alimento é rico em proteína, aminoácidos, fibra, vitaminas e antioxidantes.
Alimentos prejudiciais, amigos da celulite – fuja deles!
- Álcool – o seu consumo fornece calorias em excesso e diminui a capacidade do corpo de eliminar resíduos tóxicos, o que pode conduzir à formação de celulite.
- Sal – deve evitar ao máximo, pois causa retenção de líquidos e má circulação, promovendo a celulite. Substitua o sal por especiarias.
- Açúcar – é responsável por fornecer ao organismo energia, mas quando consumido em excesso, é armazenado em forma de gordura. Se gosta de doces e não pode passar sem eles, opte por doces isentos de açúcar ou então, substitua-os por mel, agave, ou açúcar mascavado em pequenas quantidades.
- Bebidas com gás – refrigerantes e água com gás prejudicam a circulação sanguínea e dificultam a irrigação dos tecidos, favorecendo o aparecimento da celulite.
- Gorduras saturadas – como fritos e fast food, são alimentos que provocam a acumulação de gorduras localizadas e desencadeiam processos inflamatórios na pele, sendo os mesmos precursores e responsáveis do aparecimento da celulite.
- Hidratos de carbono – como arroz branco, massas, pão branco e alimentos processados, são igualmente de evitar, já que são pobres em nutrientes e repletos de calorias. Promovem a retenção de líquidos e a gordura localizada, além de contribuirem para um ganho de peso significativo, impedindo uma perda de peso eficiente.
Chás que favorecem a eliminação da celulite
- Chá verde – contém quantidades consideráveis de manganês, potássio, ácido fólico, vitamina C, vitamina K, vitamina B1 e a vitamina B2, nutrientes que são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Contém igualmente substâncias antioxidantes, diuréticas, cafeína e catequinas, que aceleram o metabolismo, favorecem a queima de gorduras e combatem o envelhecimento celular. Não se deve consumir mais do que 2 chávenas deste chá e preferencialmente de manhã por causa da existência de cafeína.
- Chá de alecrim – contém dois anti-inflamatórios poderosos, o ácido carnósico e o carnosol. O chá de alecrim melhora a circulação sanguínea e é um poderoso anti-envelhecimento da pele, pois ajuda a reduzir o inchaço, estimulando a regeneração celular, aumentando a firmeza e melhorando o tônus da pele em geral.
- Chá dente de leão – é rico em vitaminas, minerais, proteínas, insulina, pectina, possui mais vitamina A do que a cenoura, rico em vitamina C, riboflavina, possui vitamina B6, tiamina e minerais (cálcio, potássio, cobre, magnésio e ferro). O chá dente-de-leão é também um poderoso diurético, sendo suas folhas as partes indicadas para essa finalidade, ação esta estudada e confirmada em muitas pesquisas recentes. Os diuréticos costumam provocar uma perda importante de potássio, mas isso não acontece com o chá dente-de-leão, já que esta planta tem um altíssimo teor deste mineral na sua composição. Este chá devido a todas estas propriedades, combate o inchaço e a retenção de liquidos, além de ajudar na eliminação de toxinas, sendo por tudo isto um poderoso aliado na destruição da celulite.
- Chá de cavalinha – é rico em nutrientes cheios de propriedades benéficas para a saúde, sendo um deles o silício, um poderoso mineral muito importante na produção do colagéneo. Entre as suas principais propriedades encontram-se: anti-inflamatórios, adstringentes, diuréticos, desintoxicantes e revitalizantes. O chá de cavalinha ajuda na boa circulação do sangue, beneficiando o metabolismo, resultando no emagrecimento e eliminando as toxinas absorvidas pelo mesmo.
O blog e a sua autora não se responsabilizam por qualquer tipo de dano, prejuízo, mau uso ou qualquer outra consequência, directa ou indirectamente resultante da aplicação das sugestões nele apresentadas. É, por isso, da inteira responsabilidade do(a) leitor(a) os resultados da aplicação das dicas.
Visite a nossa página de serviços e veja o que disponibilizamos para si.
Se gostou, se este artigo a ajudou e se conseguiu tirar algumas ideias, deixe-nos mais abaixo o seu comentário, pois a sua opinião é muito importante para nós! Pode também gostar de ler mais estilo menos roupas, roupas de casamento para convidados e madrinha de casamento que roupa usar, Como usar blazer feminino com elegância, Como modernizar o clássico fato feminino; Cortes de cabelo que a farão 10 anos mais jovem, Corte de cabelo adequado a cada tipo de rosto, e As cores que a rejuvenescem.
Grata pela sua visita!