O colar de pérolas, é um dos acessórios de moda obrigatórios no guarda-roupa feminino, eternas mas renovadas, dão um toque de luxo aos coordenados mais casuais.
Um colar de pérolas com um vestido preto é o máximo do chique, mas a versatilidade desta jóia, é que se pode usar com uma simples t-shirt branca, ou com uma camisa branca.
Por uma questão de segurança, o colar de pérolas deve ser sempre a última coisa a colocar antes de sair de casa, e a primeira a retirar e a guardar depois de regressar a casa.
Colar de Pérolas – tamanhos e looks
Pequeno
- O colar de pérolas pequeno de inspiração vitoriana, é composto normalmente e no mínimo, por três fiadas, medindo entre 31 cm e 35 cm, o que o faz posicionar-se a meio do peito.
- Este colar de pérolas, usa-se com vestidos ou camisolas elegantes, com grande decote em V, e com os ombros à vista.
Choker
- O colar de pérolas “choker” é ligeiramente mais longo, máximo 40 cm e fecha-se mais acima, ou seja na base do pescoço.
Princesa
- O colar de pérolas definido como “princesa “, mede entre os 43 cm e os 48 cm e é o ideal para ser usado em decotes redondos, pouco profundos ou, ao contrário, profundamente em bico.
- Este tipo de colar de pérolas pode-se combinar com um par de brincos de pérolas.
Matinée
- O colar de pérolas com o nome ” matinée”, por seu lado, mede entre os 50 cm e os 60 cm e usa-se com um look casual ou com um look mais formal, para trabalho e ou negócios.
Ópera
- Passando aos comprimentos mais longos, o colar de pérolas chamado “ópera”, mede entre 71 cm e 86 cm. Este colar de pérolas fica perfeito com vestidos justos e pode tornar-se um “choker” duplo.
Sautoir
- Por fim existem os colares de pérolas com medidas acima de 100 cm, ou os “sautoir”, os preferidos de Coco Chanel.
- Neste caso, os joalheiros prevêem uma ou mais fechaduras escondidas, que permitem subdividir o colar em vários fios.
Colar de Pérolas – Manutenção e Conservação
- Não deve misturar o seu colar de pérolas com os colares de ouro, prata ou outros metais; o ideal é conservá-lo separadamente num saquinho de pano.
- Proibido polir o seu colar de pérolas com detergentes domésticos, especialmente se contiverem amoníaco, ou colocá-los em aparelhos de ultra-sons, pois as vibrações desfazem as pérolas.
- Evite borrifá-lo com perfume e laca dos cabelos, já que descasca as pérolas, estragando-as.
- As pérolas não gostam de ar seco; se as guardar num cofre coloque um copo com água, que deve ser substituída periodicamente.
- Contrariamente ao que se pensa, as pérolas em contacto com a pele suada podem ficar danificadas na superfície; por isso é bom enxugá-las com um pano seco e muito macio antes de as guardar e periodicamente, lavá-las em água com um pouco de sabão neutro.
- As pérolas são enfiadas num fio de seda, que deve ser mudado de dois em dois anos e o fio deve ter nós entre cada pérola; isso para evitar que esfregando-se umas contra as outras, se estraguem, ou em caso de ruptura do fio, apenas se perca uma delas.
Colar de Pérolas – como escolher
Antes de mais, é necessário decidir se quer optar pelas pérolas naturais (as mais preciosas e caras, para além de praticamente impossíveis de encontrar), de cultura ou de imitação.
As primeiras são as que nascem espontaneamente, sem inserção artificial do núcleo e devem ter um certificado de autenticidade. As de cultura, têm forma e superfície mais regulares; a espessura do revestimento de madrepérola é fundamental para estabelecer o seu valor: devem ter pelo menos 0,25 mm, sendo o óptimo chegarem aos 0,5 mm.
Uma boa técnica para escolher o melhor colar de pérolas, consiste em fazê-lo rolar cinco ou seis vezes lentamente em cima de um pano e isolar aquele que mostrar menos irregularidades.
Quanto menores forem os defeitos (todas as pérolas têm inevitavelmente alguns), maior será o seu valor. Este último depende no entanto do esplendor, ou seja, do ponto luminoso que a pérola revela se for colocada num plano horizontal; da luminescência, que consiste no seu aspecto aveludado e iridiscente e do seu oriente, que coincide com a quente translucidez causada pela decomposição da luz branca.
Quanto mais numerosos e finos forem os estratos, maior será a refração. A luminescência e o oriente constituem, em conjunto, a “água” da pérola.
O seu valor é ainda directamente proporcional à regularidade (as pérolas de forma irregular são denominadas “barrocas”) e obviamente, à dimensão.
Se gostou, se este artigo a ajudou e se conseguiu tirar algumas ideias, deixe-nos mais abaixo o seu comentário, pois a sua opinião é muito importante para nós! Pode também gostar de ler: fique a conhecer o nosso conceito de armário-cápsula, Cortes de cabelo que a farão 10 anos mais jovem e Corte de cabelo adequado a cada tipo de rosto e Os modelos de calças denim que se vão usar e vieram para ficar
Grata pela sua visita!