Já antes do séc XX, o chapéu feminino era um acessório de moda extremamente importante. Além da sua função protetora, o chapéu identificava a religião, a origem social, a nacionalidade e as ideias políticas de quem o usava.
Chapéu feminino – complementa visuais
A etiqueta exigia de uma senhora, por volta de 1900, que usasse o chapéu feminino todas as vezes que fosse sair de casa. Essa obrigação perdurou até à época da Segunda Guerra Mundial.
Em Portugal, o chapéu feminino não é um acessório tão popular, apesar de estar a ganhar espaço cada vez maior na moda, como acessório que protege do sol ou do frio, para eventos sociais, festas de casamento ou, simplesmente, para complementar visuais e dar um toque de charme e elegância.
- Chapéu na praia é fundamental – os de aba larga protegem a cabeça e o pescoço do sol.
- Podem-se usar boinas e bonés com cabelo longo e solto, enquanto chapéu de abas fica melhor com cabelos presos ou curtos.
- Quando pensar em usar chapéu feminino em algum evento, leve em conta o horário, o traje e o seu tipo físico.
- O rosto influi na escolha do chapéu; se tem um rosto miúdo, evite adornos na cabeça como boinas, boné e chapéu muito chamativos e/ou grandes.
- Se o seu rosto e corpo são graúdos, esqueça os chapéus de tamanho pequeno.
- Se o seu rosto é redondo, dê preferência a modelos geométricos
- Rostos com traços angulosos ficam melhor com chapéus de formatos arredondados.
- Se não quiser chamar muito a atenção, opte por chapéus dentro do mesmo tom do seu cabelo ou dê preferência aos de tons neutros.
- Se usar chapéu feminino num casamento e se a cerimónia for ao ar livre, chapéu com abas largas é bem vindo e o ideal é que possua as tramas bem fechadas, como o modelo italiano em palha picot, pois conferem sofisticação ao mesmo tempo que protegem da luz solar. Se o evento for à tarde, pode-se usar chapéu, mas com abas mais estreita do que os indicados para o período da manhã.
- O chapéu não pode ultrapassar a linha dos ombros e deverá estar sempre à altura das sobrancelhas.
- É recomendável que os penteados sejam sempre baixos, para que o chapéu possa ser colocado na posição correcta.
Escolha o chapéu mais adequado à ocasião e mostre que é possível aliar proteção e estilo no mesmo coordenado.
Se gostou, se este artigo a ajudou e se conseguiu tirar algumas ideias, deixe-nos mais abaixo o seu comentário, pois a sua opinião é muito importante para nós!
Pode também gostar de ler: 7 peças básicas e económicas que fazem a diferença no seu guarda-roupa; 60 anos ou mais uma declaração de autoconfiança e individualidade; Os 9 modelos de sandálias que vão marcar o verão; e As 5 formas de usar calças denim de forma luxuosa e requintada.
Grata pela sua visita!
Este conteúdo também está disponível em: Inglês