Cabelo cacheado, encaracolado, em espiral ou ondulado, precisa de cuidados específicos e de ser (muito) bem tratado, para que se mantenha sempre muito bonito e com os caracóis definidos.
Lavar, hidratar e reparar cabelo cacheado /encaracolado
A primeira coisa a ter em conta, é que o cabelo cacheado ou encaracolado não precisa de ser lavado tantas vezes como o cabelo liso. A lavagem diária desidrata e “destrói” os caracóis ou ondas.
Como tal, opte por usar um champô apenas uma a duas vezes por semana. No que respeita à formulação dos produtos escolhidos, esta também deve ser tida em conta. Procure champôs que sejam específicos para caracóis, sem ingredientes abrasivos.
Lave o cabelo suavemente do couro cabeludo até às pontas. Desta forma, irá evitar nós e cabelo embaraçado quando aplicar a máscara ou o condicionador.
Devido ao formato peculiar do cabelo, os óleos naturais têm dificuldade em viajar da raiz do cabelo até às pontas e por esse motivo, precisam de constante hidratação. A água deve ser tépida e nunca muito quente, pois ajuda a fechar as cutículas, a manter a hidratação e a reduzir o frisado.
Para cabelos cacheados ou encaracolados secos, os condicionadores com humectantes são a melhor opção. Para os fios mais frágeis, o ideal é usar uma máscara com proteína reconstrutora ou queratina.
Secagem do cabelo cacheado / encaracolado
A secagem de um cabelo cacheado/ encaracolado é também um passo delicado. Evite tudo o que for ferramentas de styling e sempre que possível deixe o cabelo secar ao natural.
Se deixar o cabelo secar naturalmente não for uma opção, use um difusor, mas antes aplique um protector térmico. O difusor diminui o frisado, pois distribui o calor de uma forma mais uniforme, garantindo uns caracóis perfeitos.
Dicas que farão a diferença na saúde do cabelo cacheado / encaracolado
- Utilize os seus dedos ou um pente de dentes largos para desembaraçar o cabelo, caso haja essa necessidade. Comece pelas pontas e vá subindo em direção à raiz, assim causa menos stress nos fios e menos queda capilar.
- Faça máscaras com ingredientes naturais, como óleo de coco, pelo menos uma vez por semana. Se não gosta de dormir com a máscara, coloque-a uma hora antes de tomar duche. Lave de seguida o cabelo normalmente.
- Seque o cabelo com uma toalha de fibras naturais 100% algodão, para retirar o excesso de água, mas sem esfregar, para não estragar o formato dos caracóis.
- As fronhas de dormir ideais para quem tem cabelo encaracolado, são as de cetim. Caso não tenha e queira manter a sua cabeleira cheia de caracóis no dia seguinte, enrole o cabelo num lenço de seda.
Se gostou, se este artigo a ajudou e se conseguiu tirar algumas ideias, deixe-nos mais abaixo o seu comentário, pois a sua opinião é muito importante para nós!
Pode também gostar de ler: cortes de cabelo que afinam o rosto e o rejuvenescem e Cortes de cabelo que a farão 10 anos mais jovem.
Grata pela sua visita!