Aproveite a sua varanda mesmo que seja pequena, pois não existe nada mais prazeroso do que fazer as refeições, nos dias e noites quentes de verão, num espaço ao ar livre e bem decorado.
Ter uma varanda ou um terraço é, hoje, um luxo dado os tempos em que vivemos. Mas nem sempre sabemos como aproveitar ao máximo este espaço exterior. Vou aqui enumerar algumas dicas acompanhadas de imagens para que se inspire.
Aproveite a sua varanda mesmo que seja pequena
A varanda não é uma arrecadação
As bicicletas, caixas, brinquedos para crianças… Não. Se quiser tirar o máximo partido da sua varanda a última coisa que deve fazer é utilizá-la como arrecadação. Portanto, um primeiro passo será retirar estes objetos e limpar o espaço.
Aproveite a sua varanda mesmo que seja pequena
Um espaço exterior para refeições
Quer jantar na sua varanda nas noites de verão? Dois metros quadrados são mais do que suficientes para ter esse prazer. O ideal é escolher mobiliário dobrável, simples e barato.
Com uma mesa lateral de um metro e duas cadeiras, terá um pequeno espaço para usar nas mais diversas refeições – no pequeno-almoço, almoço ou jantar.
E o mobiliário não tem necessariamente de ocupar muito espaço. Há mesas que permitem colocar as cadeiras por baixo. Nota que as mesas metálicas geralmente ocupam menos espaço. Se a sua varanda for estreita e não muito comprida, é possível colocar um banco junto ao corrimão (ou dois em forma de L) com um metro de largura e assim deixar espaço livre para se movimentar.
Uma dica: há bancos que têm espaço de armazenamento, oferecendo duas soluções numa única peça de mobiliário. Por outro lado, é melhor usar os bancos em vez das mesas, pois servirão de mesas quando necessário.
Mobiliário multifunções e resistente
Estamos a falar de espaços exteriores pequenos, por isso escolher mobiliário funcional e versátil é muito importante. Um assento com espaço para armazenar objetos no interior é uma boa opção. O mobiliário com um formato quadrado tende a adaptar-se melhor ao espaço.
Por outro lado, é importante também que na hora de escolher o mobiliário, tenha em conta a resistência dos materiais ao exterior. Se a sua escolha é madeira, as melhores são as tropicais tratadas (teca, acácia asiática…). O mobiliário de resina sintética é o mais resistente à água e ao sol e não necessita de manutenção. Certifique-se também de que o mobiliário que escolhe é de fácil manutenção..
Grades invisíveis
O efeito ótico dá-lhe a sensação de que o espaço é maior. Isto pode ser conseguido, por exemplo, com grades de vidro, que dão uma maior sensação de espaço.
Portas e janelas com vista para a sala de estar ou de jantar também aumentam visualmente o espaço. Mas tem que ter cuidado, se estiver muito exposto ao sol deve colocar persianas para filtrar a luz.
Tecidos para o exterior
Os têxteis que farão parte da sua varanda devem – à semelhança do mobiliário – ser resistentes ao clima do exterior. Isto é garante que os que escolher não são facilmente danificados pela exposição ao sol ou à chuva por longos períodos. Os tecidos acrílicos são os mais aconselháveis.
Aproveite as paredes
As paredes da sua varanda podem ser ótimos espaços para colocar prateleiras. Desta forma aumenta o espaço disponível para armazenar objetos ou para decorar com plantas e flores, por exemplo. As prateleiras de metal com pouca largura podem ser uma boa solução. Se tiver uma boa exposição solar pode ter ervas aromáticas ou até quem sabe uma mini horta.
Decoração exterior
Para que possa desfrutar deste seu canto exterior, decorar as grades com luzes, grinaldas e velas, pode dar-lhe um novo encanto. Assim como as plantas e flores também nunca podem faltar.
Se gostou, se este artigo a ajudou e se conseguiu tirar algumas ideias, deixe-nos mais abaixo o seu comentário, pois a sua opinião é muito importante para nós! Pode também gostar de ler: 7 passos para tornar a sua casa num templo de bem-estar e casa arrumada bem estar garantido.
Grata pela sua visita!
Leave your comment here - your opinion is important