A arte do bem estar mentoria, é uma experiência feliz e holistica cheia de vitalidade, em que se sente revitalizada, confortável, ligada e inspirada.
A arte do bem estar, cultiva-se a partir de escolhas generosas, compreensivas e sábias, para cuidar da sua saúde e da sua felicidade. Essas escolhas abrangem o pensamento, as ações, as emoções, as conversas intimas, a comida que ingere, a maneira como cuida do seu corpo, o apoio que dá a si e aos outros.
O que pensa e como o faz, são duas escolhas diárias que contribuem directamente para o seu bem-estar.
Os pensamentos criam o seu mundo, inspirando as suas atitudes e humores, conversas intimas e ações. Mesmo os padrões do passado que já não lhe são úteis, estão inteiramente nas suas mãos libertar-se deles.
Quando usa práticas tão simples e relaxantes como a gratidão e o mindfulness no seu dia a dia, vai começar a sentir uma disponibilidade na mente e no corpo, para colaborarem integralmente consigo de forma positiva e transformativa.
A comida, é sagrada, cheia de energia e boas vibrações.
Temos todos os dias a oportunidade de nos sintonizarmos com o imenso poder sobre as nossas escolhas alimentares.
Os alimentos que ingere têm uma história, uma proveniência e um impacto. A comida desempenha um papel fundamental e determinante na sua saúde, nos seus níveis energéticos e no seu humor. Comer de forma consciente é benéfico e tem um poder curativo, tanto para si como para o planeta. Quando vive como parte integrante da natureza, o seu bem- estar desabrocha.
Dicas que promovem o seu bem estar no quotidiano
Escolha viver com alegria no seu dia a dia
Quando escolhe viver em alegria, percebe que a vida não é sacrifício nem carência, mas sim celebração. Quando desiste dos regimes de exercício físico extenuantes, das agendas frenéticas, de relacionamentos tóxicos e de dietas punitivas, está no caminho para o bem-estar.
Ame a Mãe Terra
É um privilégio viver no nosso planeta. Quanto mais se afasta da natureza, mais se distancia de si mesmo. Ponha os pés descalços na areia, na terra molhada, na relva, caminhe ou ande de bicicleta. Rumi recorda-nos que todo o universo existe dentro de nós. Que pensamento profundo!!
Desenvolva uma relação terna com a comida
Ingira comida saudável, que seja cheia de cor e rica em vitaminas e minerais naturais. Os benefícios de ingerir comida saudável, incluem um aumento de energia, força e vitalidade, um brilho na pele saudável, uma melhoria da concentração, níveis de alegria, prevenção de várias doenças, um peso saudável, redução do stress, decréscimo dos níveis inflamatórios, envelhecimento gracioso e níveis hormonais e de açúcar saudáveis.
Simplifique a sua vida
Acredite que precisa de muito menos do que pensa para ser feliz. Quando acumulamos, (seja roupa ou outros bens de consumo), estamos apenas à procura da sensação de novidade, de valor ou felicidade, que a nossa compra nos dá. Simplificar é simples. Tal como nos livramos de bem acumulados, de relações tóxicas, também podemos simplificar o nosso estilo de vida e os nossos pensamentos e, ao fazê-lo, melhoramos radicalmente o nosso bem estar. Já conhece o nosso Programa de 3 sessões de sustentabilidade e bom senso – armário cápsula?
Tenha compaixão e seja generosa consigo
Livre-se de relações tóxicas – relações disfuncionais que nada lhe acrescentam; que são marcadas pela subjugação, manipulação, dependência fortemente emocional, relação marcadamente assimétrica (em que um dos elementos do casal detém o poder), tentativa de incutir sentimentos de culpa e inutilidade, responsabilização por tudo o que acontece de negativo e ridicularização de um dos elementos do casal. Tenha sempre em mente as palavras de Eleanor Roosevelt: “Ninguém pode fazer você sentir-se inferior, sem o seu consentimento”.
Assegure-se que tem um sono reparador
Mantenha uma rotina, tendo como objectivo deitar e levantar todos os dias à mesma hora. Retire do quarto todos os objectos electrónicos (computador, televisão telemóvel), crie um ambiente sereno e o mais escuro possível para dormir. O sono de qualidade recarrega as baterias para a vida, conferindo proteção e apoio à sua mente e corpo.
Mexa-se!
Encontre uma actividade física que se adeque a si. O exercício físico dá energia, desenvolve a coordenação e a boa forma, tonifica o corpo, desintoxica o organismo, melhora a qualidade do sono, é um antidepressivo natural e sabe tão bem.
Hidrate-se!
Muitos problemas de saúde têm como causa a desidratação crónica e podem ser remediados simplesmente bebendo mais água.
A neurociência têm nos mostrado que as influências ambientais moldam de modo expressivo as funções e estrutura cerebrais.
Os estudos deixam claro: Bem estar é uma habilidade — não diferente de aprender a tocar um instrumento — e como tal, tem a prática como elemento chave.
Um grande investigador e difusor desses conhecimentos é Richard Davidson, fundador do Center for Healthy Minds, da Univ. de Wiscosin-Madison, e considerado uma das 100 pessoas de maior influência do mundo, pela Time, em 2006. Tendo dedicado os últimos 40 anos à investigação do cérebro humano e das emoções, é particularmente conhecido por seus estudos acerca dos efeitos da meditação sobre o cérebro.
Davidson destaca os quatro principais constituintes do bem estar, extensivamente estudados do ponto de vista neurocientífico:
1. Resiliência: A habilidade de recuperar-se de adversidades,
2. Habilidade de reconhecer qualidades positivas e de consolidar experiências positivas,
3. Habilidade de Presença: Você consegue imaginar um mundo onde as pessoas estão mais presentes naquilo em que fazem e no contato com o mundo e com outras pessoas, vendo e ouvindo atentamente? E o impacto na produtividade?
4. Generosidade: Comportamentos de generosidade e altruístas ativam circuitos chave para atrair e prolongar o bem estar.
Os quatro constituintes do bem estar são altamente responsivos à neuroplasticidade. Os circuitos neurais envolvidos nessas habilidades são fortalecidos a partir de práticas meditativas. Práticas muito simples, que ao longo do tempo trazem transformações impressionantes.
As alterações no comportamento são verificadas de modo bastante rápido, após poucas semanas, mesmo entre pessoas sem nenhuma experiência prévia em meditação.
Esta é uma chamada para que tomemos consciência da nossa responsabilidade por conquistar o que mais almejamos. O nosso cérebro está em constante mudança, quer queiramos ou não. E cabe a nós usarmos a neuroplasticidade a nosso favor.
Como?
Dedicando-nos intencionalmente a modificar o nosso cérebro de modo a cultivar e fortalecer as habilidades que são responsáveis pelo nosso bem estar.
O que você tem feito para cultivar o seu bem-estar?
A sessão de mentoria de bem-estar
A sessão de mentoria de bem-estar, tem uma abordagem holistica para a vida. É desenvolvido para pessoas que querem encontrar um objetivo ligado à sua qualidade de vida, como dormir melhor, ter mais energia, ser menos stressada e ansiosa, alimentar-se adequadamente, viver mais no agora e criar hábitos saudáveis.
Tem que se olhar para diversas áreas da vida para um maior bem-estar. Estas áreas são, os nossos relacionamentos, a espiritualidade, o exercício físico, as emoções, entre outros, pois todas as áreas estão interligadas, podendo influenciar no equilíbrio das outras.
A partir de uma análise das áreas da vida citadas acima, pode-se medir como está o seu bem-estar atual e quais as áreas que estão ou não em equilíbrio, para que se possa traçar um plano do que precisa de ser trabalhado.
Na mentoria de bem estar, consegue-se entender o que está por detrás do seu desafio para uma vida mais saudável e equilibrada.
Muitas vezes, queremos emagrecer e achamos que fazer dieta é a solução para isso. Quando se identifica que a pessoa come desregradamente é porque está com um desequilíbrio no seu relacionamento amoroso.
Depois de identificado o problema, pode-se ir direto à raiz da questão. E é aí que a mentoria de bem estar atua.
Assim que a pessoa percebe onde está a raiz do seu mal estar e percebe que o pode resolver, ela não precisará mais comer coisas para colmatar essa carência e naturalmente começa a emagrecer de uma forma saudável e sustentável.
A restrição da comida (dieta) pode até emagrecer, mas de forma temporária e não consistente.
Por isso se:
Quer destralhar a sua vida (casa, roupeiro etc)…?
Quer perder peso?
Quer motivar-te para obter e manter a forma?
Quer começar a gostar de fazer exercício?
Quer descobrir formas de manter a sua saúde, juventude e vitalidade?
Quer adotar um novo estilo de vida, mas acha que vai continuar a fazer a mesma coisa?
Quer aprender a alimentar-se melhor?
Quer livrar-se de relacionamentos tóxicos?
Quer ajuda na gestão de uma doença?
Quer encontrar formas de relaxar?
Quer sentir que está presente na sua vida, em vez de viver em “piloto automático”?
Leave your comment here - your opinion is important