Cabelos Brancos estão cada vez mais na moda e dão personalidade e charme, embora não seja uma decisão fácil de tomar, atendendo à pressão que existe na nossa sociedade, para que as mulheres se mantenham jovens, sendo por isso quase obrigatório que continuem a pintar os cabelos.
Se esse é o seu caso, mas a vontade de assumir os cabelos brancos existe, saiba que os cabelos brancos estão cada vez mais na moda.
Além disso pode sempre inspirar-se, em algumas mulheres lindas que não perderam a sua feminilidade, quando decidiram adotar os cabelos grisalhos como estilo de vida e em simultâneo adquiriram a liberdade de deixar de pintar os cabelos que tanto almejavam.
Cabelos Brancos estão na moda- Personalidade e Charme
Fatores
Os cabelos brancos podem aparecer precocemente numa idade jovem. Normalmente, os primeiros fios de cabelo perdem a cor entre os 30 e os 35 anos de idade. O que se nota, porém, é que esses fios vêm ganhando força cada vez mais cedo, sendo as causas principais desse processo o stress e a alimentação pobre em nutrientes, secundadas por idade, fatores genéticos e ambientais.
Vantagens
No entanto, a aceitação dos cabelos brancos pode ser bastante benéfica a quem estiver disposta a assumi-los, promovendo vantagens notáveis:
Personalidade forte – Não deixa de ser curioso verificar, que aquelas mulheres que aceitam a ordem natural da vida, passam uma mensagem de afronta ou desafio aos padrões. Por isso, à mulher de cabelos brancos, geralmente são associadas características de personalidade forte como coragem, determinação e auto-confiança.
Economia de tempo e dinheiro – O processo de coloração exige tempo, pois é trabalhoso e exige muitos cuidados com a cor, além que os cabelos brancos podem ficar mais porosos e dificultar a penetração do pigmento. Somada a essa economia, vem a do dinheiro, já que a opção pelos cabelos brancos anula o custo necessário em boas tintas e tratamentos específicos para cabelos tingidos; o que não significa que os cabelos brancos não precisem de ser igualmente bem tratados.
Destaque – Entre loiras, ruivas, castanhas e morenas, os cabelos brancos acabam por se destacar. A mulher de cabelo branco ou grisalho, certamente se tornará um ícone de atitude, beleza e estilo, sendo vista como uma mulher poderosa.
Cabelos Brancos estão na moda- Personalidade e Charme
Transição
Mesmo quem gosta da ideia de assumir os cabelos grisalhos, fica apavorada com a simples possibilidade de deixar o cabelo crescer e ver a raiz grisalha ganhar cada vez mais destaque. E com razão, afinal isso pode ser interpretado como desleixo.
- A melhor solução é ir clareando os fios de cabelo aos poucos, de acordo com a tonalidade natural do seu cabelo colocando a tinta que usa habitualmente.
- Para as mulheres que gostam das madeixas claras, uma alternativa é partir para um loiro bem claro, como o platinado, e, num segundo momento, assumir a raiz – que não destoará tanto do restante.
- Quem conquistou o loiro a partir de luzes, mechas ou reflexos, deve apenas continuar o processo, diminuindo a quantidade de fios a cada sessão. Aos poucos, os brancos naturais tornam-se os pontos iluminados do cabelo.
- Quem escurece os cabelos nos tons castanho e preto, deve investir em luzes finas e sutis na cor original dos cabelos, que costuma ser mais clara. Assim, o grisalho pode ir aparecendo gradualmente, sem chamar tanto a atenção no visual.
- Já os fios virgens, que nunca receberam tinta, só exigem paciência para esperar os fios brancos prevalecerem. Também nessa situação, luzes finas e de cores mais claras, rendem um efeito interessante.
- Outra estratégia que se aplica para todos os tipos de cabelo, é passar da tinta permanente para um tonalizante – que não cobre totalmente os brancos, tornando mais suave a transição.
- É preciso ter cuidado com os tons vermelhos e acobreados, cujos pigmentos são mais difíceis de sair.
- Durante o processo, também
- é interessante pensar em cortar o seu cabelo, fazendo um corte moderno, médio ou curto, com pontas desfiadas e movimento, já que quanto mais longo o cabelo, mais demorada a transformação.
- Um bom corte, tanto para quem sempre manteve as madeixas longas e gosta de mudanças radicais, quanto para aquelas mulheres que sempre foram adeptas do corte tipo “Joãozinho”.
- Nessa fase de transição, pode ser interessante deixar os fios com cerca de 5 cm de distância do couro cabeludo. Essa opção, no entanto, funciona melhor apenas para quem já tem uma grande quantidade de fios brancos, podendo deixar a cabeça com uma cor mais uniforme.
- Se cortar o cabelo curto não for uma opção que lhe agrade, uma alternativa interessante é investir em acessórios de cabelo, como faixas e lenços, ou até mesmo em chapéus.
- Platinar – se é do tipo impulsiva e prefere obter resultados mais rápidos, pode ser que platinar seja o melhor caminho para si. Nesse caso, converse com um profissional de confiança, para conhecer os prós e contras desse procedimento para os seus fios, bem como os tratamentos e manutenção que serão necessários.
Cuidados
Por serem muito claros, como os cabelos loiros e terem uma textura mais porosa, os cabelos brancos e grisalhos, precisam de cuidados mais específicos e tratamentos periódicos, que podem ser feitos tanto em casa, quanto em salões de beleza.
Para os cuidados diários, é recomendado:
- O uso de shampoos sem conservantes químicos e condicionadores livres de petrolato, bem como finalizadores de composição mais hidratante, que tenham pantenol e aloe vera.
- Proteger os cabelos brancos, aquando de uma exposição prolongada ao sol.
- Fazer uma hidratação semanal em casa, ou uma mais profunda a cada 20 dias num salão, com produtos específicos para cabelos brancos e grisalhos. Isso repõe a água dos fios e evita o aspecto ressequido.
- Para quem é adepto das modalidades aquáticas, deve evitar molhar a cabeça, prendendo o cabelo num rabo de cavalo e usando uma touca”.
Peças de roupa, acessórios e maquiagem
É muito convencionado também, que os cabelos brancos tiram a graciosidade da mulher, mas para que isso não lhe aconteça à que investir nas cores corretas da roupa e acessórios com as quais não estivesse muito acostumada, mas que a podem ajudar a descobrir outros pontos que não valorizasse antes, adquirindo auto-confiança, charme e elegância.
- Para não ficar completamente apagada e com cara de doente, evite quer nas roupas quer na maquiagem, tonalidades da família do bege, do verde-oliva e dos tons de mostarda.
- Na maquiagem nuances de pêssego, apricot e rosados sempre caem bem. Os tons de coral, idem.
- Na roupa aposte no preto, no branco, nas nuances de cinza e nas cores mais vibrantes como vermelho, roxo e azul.
- Na maquiagem nada de muito exagerado, pelo que para não dar muito trabalho, um toque de blush e um pouco de batom já ajuda bastante.
- Invista em acessórios que sejam diferentes – brincos grandes, coloridos e com design, contam pontos a seu favor. O mesmo para colares e pulseiras.
Atreva-se e experimente a usar o seu cabelo grisalho e caso não goste ou não se sinta confortável tem sempre a solução das tintas!
Se gostou, se este artigo a ajudou e se conseguiu tirar algumas ideias, deixe-nos mais abaixo o seu comentário, pois a sua opinião é muito importante para nós! Pode também gostar de ler: Cortes de cabelo que a farão 10 anos mais jovem.
Grata pela visita!
Edna Zanetti , comenta:
Adorei a matéria !
Estou na quarentena e com isso não tinjo o cabelo s mais de
de um mês . Tingia de 15 em 15 dias . Estou com vontade de assumir o branco depois de ver as dicas . O difícil é ver a diferença da raiz com o tingido . Está feio .
Vou ver o que faço , acho que vou cortando aos poucos .
Maria ao , comenta:
Muito lindo os cabelos queria ter um para mim queria o meu também estão pretos e cheio de brancos não sei o que eu faço
Isabel Froes , comenta:
De acordo com todas as sugestões… uso e abuso…obrigada
Faz um ano que não pinto mais meu cabelo. (30 anos pintando). Estou adorando…. estranhei um pouco quando passei de louro médio para as luzes, que ficaram muito claras, para disfarçar os brancos, pois não estava acostumada.
Fui cortando a cada dois meses e hoje estou com ele quase todo grisalho.
Meu cabelo esta mais saudável com, mais brilho e eu muito mais feliz e aliviada.
Faz um ano que não pinto mais meu cabelo, (30 anos pintando). Estou adorando…. estranhei um pouco quando passei de louro médio para as luzes, que ficaram muito claras, para disfarçar os brancos, pois não estava acostumada.
Fui cortando a cada dois meses e hoje estou com ele quase todo grisalho.
Meu cabelo esta mais saudável, com mais brilho e eu, muito mais feliz e aliviada.
Adorei a matéria! Já estava deixando os brancos tomarem conta desde o início do ano. Cansei da obrigação de pintar! Estou amando! Gostaria de mais dicas de produtos, marcas.
Tenho 52 anos e começaram a nota-se os brancos por volta dos trinta e cinco, já tive cabelos longos médios e curtos mas nunca pintados, as vezes as pessoas perguntam se faço madeixas brancas, as vezes dizem-me que não tenho “raízes” por isso é que não pinto ao que respondo não tenho as ditas raízes precisamente porque não pinto, não me incomoda vai ficando cada vez mais branco naturalmente.
Foi muito difícil , no principio , fazer a opção de deixar de tingir o cabelo ! Não foi por vontade própria , mas sim porque fui obrigada, devido a problemas que tive no couro cabeludo , devido às tintas ! Hoje amo os meus cabelos grisalhos !
Cordiais saudações
Assumi meus barquinhos
. Tenho 63 anos e estou com quase totalidade de branquinho,cortei Joãozinho.
Já assumi os cabelos brancos e estou muito feliz com essa decisão!
Poderia nos dizer quais são as marcas que fazem esses xampus indicados para cabelos brancos?
Parei de pintar qdo me vi, cobrindo, escondendo, algo tão brilhante, que brota de dentro de mim. Me sinto empoderada. Não preciso parecer mais nova, nem mais velha. To ansiosa, para q ele cresca e domine toda minha cabeça. É amor próprio, é empoderamento, Desafiador…
Uma coisa que me atormentava quando decidi assumir meus cabelos brancos é a interação com os homens. Isso me levou a perceber que infelizmente as mulheres somos obrigadas a entrar num jogo de paqueira para conseguir algumas coisas simples quando os que as podem proporcionar são homens. Quero dizer com isso, que tem situações da vida que a gente precisa de um serviço mais rápido ou de algum tratamento e tem que usar sua beleza para convencer ao homem para nos ajudar… Inclusive vagas de emprego, vaga de estacionamento, algum benefício que teríamos direito, mas que com um pouquinho de paqueira pode ser agilizado… Qual é o medo? Que os homens só querem beneficiar as novinhas, bonitas…. A mulher não precisa ir à cama com a pessoa, só precisa sorrir e ser linda… Quando assumo meus cabelos brancos, parece que automaticamente tenho que renunciar a esses benefícios que tinha quando me pintava o cabelo de loira… Loira sempre tinha carona certa, homens dispostos a ajeitar meu computador sem me cobrar, muitas mensagens no whatsapp, pessoas querendo sair comigo…. Meu chefe me beneficiando com todo o que ele podia e o único que eu precisava fazer era agradecer, bajular um pouquinho e sorrir lindamente… Como eu vejo que são tratadas as mulheres mais velhas, com mais rugas, com cabelos brancos? Tem que pagar por tudo, pagar com dinheiro… Nenhum homem se oferece voluntariamente para nada… Então, agora que assumi meus cabelos brancos, penso que devo preparar meu bolso para pagar meu carro, pagar por minha comida, esperar e insistir pelas promoções no trabalho e ver como as novinhas lindas são colocadas na minha frente, sem precisar fazer fila, pelo simples fato de terem juventude e beleza….
Cabelo branco há uns anos…gosto imenso e sinto-me bem poderosa….eheheh
Beijinho Elsa
Muito interessante o artigo. Tenho os meus cabelos brancos há muitos anos e muito orgulho neles. Gosto sempre de ler os v/artihis e sugestões.