Um método prático para organizar o guarda roupa, é que depois de montados os capsule wardrobe (itens essenciais de roupa que nunca saem de moda e, que podem ser usados em várias estações), ao procurar uma peça, consiga visualizá-la sem demora.
A maioria das mulheres ao abrir a porta do guarda roupa, depara-se com várias roupas, mas não consegue encontrar o que pretende vestir e acaba por pensar que o problema é por falta de roupa. Um armário que é um túnel infinito onde tudo se perde. Quanto mais roupa se amontoa no guarda-roupa mais difícil se torna a escolha. A velha máxima que parece cliché ” menos é mais” resulta na perfeição, quando a intenção é ter um guarda-roupa organizado e com roupas de qualidade adequadas ao seu estilo e tipo físico.
Ao organizar o guarda roupa, comece pela limpeza
- Use uma flanela húmida para retirar o pó.
- Em seguida passe uma flanela seca.
- Nunca use ceras ou lustre de móveis, pois com a alteração de temperatura o produto acaba por se deslocar da madeira para as roupas – além do mais, um guarda roupa de qualidade já vem impermeabilizado.
- Se alguma parede do guarda roupa for comum com a casa de banho, pode passar humidade para as peças no guarda roupa. Evite esse problema revestindo as paredes do guarda roupa com um termoisolante (isopor ou esferofite) ou colocando a primeira peça de roupa num cabide protegido com uma capa de TNT. Nunca com capas de plástico, pois o plástico veda a passagem da temperatura e transpira, ocasionando bolor e humidade à roupa.
- Deve ter muito cuidado com roupas de couro, pois o bolor vem de dentro para fora, e quando ele se torna visível é porque a roupa já está bem danificada e a embalagem plástica é a grande causadora desse problema.
- Se gosta do guarda roupa perfumado, esqueça! O perfume do guarda roupa deve vir do amaciador de roupa e quem deve estar perfumada é você que vai usar a roupa. O correcto é que o guarda roupa não tenha cheiro nenhum.
- Colocar sabonetes dentro de gavetas para perfumar a roupa nem pensar, o sabonete foi feito para interagir com a água e depois de um determinado tempo acaba por revelar humidade, pior ainda se o sabonete for de ervas, já que atrai as traças.
- O sachê serve como alimento para traças, baratas e formigas. Uma óptima opção para evitar humidade no guarda-roupa é fazer saquinhos de tule com giz, pois o giz é à base de cal e combate a humidade – esta dica vale principalmente para quem mora no litoral, onde o problema da humidade é maior.
- Coloque os saquinhos pendurados nos cabides, não em gavetas, pois pode tingir a roupa. Outra boa alternativa é colocar pedacinhos de cedro espalhado pelo guarda roupa – é a única madeira que resiste ao cupim. São vendidos em formatos de bolinhas. Se preferir, compre a madeira e peça para cortar em pedaços e coloque em cada gaveta e com ganchos pequenos pendure entre os cabides.
- Qualquer tipo de cabide de madeira que não for de cedro deve ser envernizado; uma boa opção de cabide além dos de cedro, são os cromados. Com o passar do tempo o cedro vai perder o seu odor peculiar, mas basta lixar ligeiramente a madeira, que ele voltará.
- Outro cuidado que se deve ter para evitar traças, cupim ou baratas no guarda roupa é não ter nenhum tipo de papel, seja caixa de sapatos, rolinhos de papelão que vêm dentro dos sapatos, etc., salvo caixas forradas com tecidos ou impermeabilizadas.
- Roupas de cor vermelha, preta, azul-marinho e branca desbotam conforme a luminosidade e devem ser protegidas pela capa de TNT – quando a capa for própria para cabide, o ideal é que tenha um visor lateral de plástico de cristal.
- Lembre-se que todos os saquinhos e capas de TNT usados no guarda roupa devem ser da mesma cor para maior harmonia.
- Os cintos não devem ser enrolados nem dobrados, mas pendurados pela fivela em cabides especiais ou ganchos fixados no guarda roupa.
- As gravatas podem ser guardadas enroladas dentro das gavetas com organizadores próprios ou em cabides especiais para gravatas.
- Use cabide de saia para as calças, que devem ter o cavalo voltado para o fundo do armário. Prenda-as na presilha pela bainha. De preferência as presilhas devem ser cromadas, pois têm maior durabilidade. Para que as presilhas não marquem a roupa, é aconselhável forrar o interior delas com feltro. A acção da gravidade mantém a calça esticada, ao mesmo tempo que diminui o seu volume, ocupando menos espaço no armário.
- É necessário ter um varão de no mínimo de 1,20 m de altura para que a calça não encoste a cintura em baixo, no guarda roupa, evitando que ela amarrote e também para não ficar com o pó que se acumula – é difícil tirar a marca da poeira das roupas.
- Pode colocar duas calças em cada cabide, mas se tratar de um conjunto, por exemplo, blaser/calça, armazene-os num único cabide – nunca separe os conjuntos.
- Para vestidos, principalmente de alças, é necessário o uso de cabides com nervuras. Já para blaser ou casaco, é necessário que o cabide tenha a parte lateral ovalada, mantendo a estrutura da peça para não criar vincos nos ombros nem deformar as ombreiras.
- As saias devem ser penduradas pelo cós, nas presilhas do cabide; podem ser armazenadas duas peças no mesmo cabide, sendo que as duas devem ficar com a frente virada para fora, para visualização da peça.
- As gavetas podem ser forradas com uma manta acrílica revestida com tecido de algodão. A vantagem é que, caso apareça traça no guarda roupa, vai atacar primeiramente esse forro e deste modo saberá antecipadamente que o guarda roupa precisa de cuidados.
- Traças no meio das roupas, principalmente em peça íntimas, podem causar alergia. Nunca forre as gavetas com forros à base de celulose e com perfume.
- O procedimento de organizar o guarda roupa quanto às gavetas de roupas íntimas, começa pela separação das cores: da cor clara para a escura – as peças mais elaboradas sempre no final, antes de vir a outra cor.
- O sutiã é colocado dentro das cuecas e dobrado junto, em forma de envelope.
- Caso a gaveta tenha divisórias em formato quadrangular ou de colmeia, coloque tanto as lingeries divididas por cores quanto as meias, obviamente em divisórias separadas.
- Meias finas devem ser guardadas num utilitário tipo cabide, especial para meias, que tem compartimentos separados, do tipo saquinhos, em plástico cristal.
- Tudo que não se amarrote deve ser guardado em gavetas, menos peças em tricô.
- T-shirts armazenadas em gavetas devem ser dobradas e depois enroladas em rolinho e dispostas conforme a cor, do claro para o escuro.
- Se tiver espaço suficiente na gaveta, coloque as t-shirts de manga comprida em baixo, que são menos usadas, e as outras por cima, sempre casando a cor debaixo com a de cima; caso a gaveta não tenha espaço, coloque as de manga comprida no fundo e as restantes na parte da frente.
- Roupas e acessórios de praia devem estar guardados numa mesma gaveta, inclusive o chinelo de praia – guardado num saquinho TNT. Se essa mesma gaveta for grande o suficiente, guarde as roupas de ginástica também.
- Os pijamas e camisolas são guardados na gaveta, peças de seda em saquinhos de TNT.
- Quanto aos demais, depois de dobrados, faça rolinhos com cada um e coordene-os conforme a cor ou a estação. Se houver espaço, guarde na mesma gaveta a segunda pele, ou coloque em duas gavetas pijamas e camisolas, separados por estação.
- As malhas de tricô, por terem trama mais aberta e serem mais delicadas, devem ser dobradas e guardadas em saquinhos de TNT com visor frontal para visualização nas prateleiras do guarda roupa. Se forem muitas malhas e você não tiver saquinhos disponíveis, coloque somente a primeira e a última malha da prateleira em saquinhos para protegê-las do pó; as que estiverem no meio ficarão protegidas naturalmente.
- Os sapatos devem ser guardados em prateleiras especiais; os de salto alto devem estar em gavetas aramadas e todos separados por cor, os melhores e menos usados devem ser colocados dentro de saquinhos de TNT.
- Existem ponteiras que têm o formato do bico do sapato e o recheio é feito com serragem de cedro, o que evita odores; são especiais para sapatos que não têm a parte traseira para colocar a forma, como mules, sandálias e para botas. A utilidade das ponteiras é evitar a marca (nervura) no sapato, o que o deixa com aspecto envelhecido.
- Se não houver um local especial para guardar as botas de cano longo, armazene-as na parte do guarda roupa com as roupas longas, no espaço debaixo restante. Dentro do cano da bota, coloque um porta-cano para que o couro não se danifique, ou recheie um saquinho de TNT com jornal amarrotado – a tinta do jornal repele a traça, mas o jornal deve ser trocado de seis em seis meses.
- As bolsas podem ser guardadas na prateleira. Se o espaço for pequeno, coloque as pequenas dentro das grandes, desde que não se deformem.
- As echarpes e lenços podem ser enrolados em rolinhos de papel-filme ou de fax e fixados com elástico ou fita e guardados numa caixa impermeabilizada.
- Guarde as bijuterias numa frasqueira ou caixa impermeabilizada.
Organizar um Guarda Roupa Essencial
Podemos começar por organizar um guarda-roupa essencial, ou seja, as peças fundamentais de um guarda-roupa.
Um tanto tradicionais, confortáveis e até informais, estas peças não podem ser vistas como uma verdadeira moda, mas isoladamente constituem itens clássicos, sempre actuais – aqueles que usa quando se trata de bem vestir, e sem que se tenha de arruinar em compras desnecessárias.
Não há qualquer hipótese de erro. É bem vestir e sair
- 1 par de calças caqui;
- 1 par de jeans;
- 1 par de calças pretas;
- 1 par de calças azul-escuras;
- 1 robe de quarto, tipo quimono;
- 1 blazer preto;
- 1 blazer azul-escuro;
- 1 blusão de pele preto
- 1 mantô (casaco comprido de Inverno) de lã preto, marinho, camelo ou marrom;
- 2 camisas brancas;
- 1 camisa de riscas;
- 1 camisa azul com bolinhas brancas (facultativa);
- 1 camisa de xadrez;
- 1 camisa jeans;
- 1 blusa fina de seda;
- 2 T-shirts brancas;
- 2 T-shirts pretas;
- 1 T-shirt com riscas azuis e brancas;
- 1 top branco cavado;
- 1 twin-set preto;
- 1 twin-set beje:
- 1 cardigã (casaquinho de malha) bege ou preto
- 1 sweater (camisola de lã para vestir por cima da camisa) de cor neutra – areia, marinho ou cinza
- 1 colete fantasia, xadrez ou estampado;
- 1 saia preta;
- 1 vestido preto;
- 1 vestido de verão (tecido que não se amarrote);
- 1 Maillot ou bikini;
- 1 par de sabrinas;
- 1 par de sapatos clássicos pretos;
- 1 par de sapatos clássicos castanhos;
- 1 par de ténis;
- 1 par de mocassins castanhos ou pretos;
- 1 par de sandálias;
- 2 pares de collants pretos e cor de pele;
- 3 pares de meias pretas e castanhas;
- 2 pares de meias, soquetes brancas, pretas, azul-marinho;
- 1 carteira preta;
- 1 carteira castanha;
- 1 clutch para festa.
Organizar um Guarda Roupa para o trabalho
O modo como se veste no ambiente de trabalho conta pontos na hora de compor a sua imagem profissional. Roupa adequada, sóbria e bem cortada diz muito a seu respeito. Por incrível que pareça, pormenores insignificantes podem deitar por terra o visual mais cuidado.
O local de trabalho não é um palco. A roupa deve ser cómoda, funcional e discreta. Atrair os olhares com modelos extravagantes não é apropriado.
Fique atenta quando se vestir
- 1 fato de lã fria preto
- 1 fato de lã fria bege ou numa cor clara
- 1 par de calças pretas
- 1 par de calças bege.
- 1 blazer preto
- 1 blazer castanho.
- 2 camisas brancas
- 2 camisas cor de areia.
- 1 blusa de seda branca.
- 1 blusa de seda preta
- 1 twin-set preto.
- 1 twin-set cor de areia.
- 1 cardigan preto
- 1 cardigan cor de areia
- 1 saia preta
- 1 saia bege
- 1 vestido preto
- 1 par de sabrinas
- 1 par de sapatos clássicos pretos/castanhos
- 1 carteira preta /castanha.
- 1 carteira pequena para jantares ou cocktails relacionados com trabalho
A partir deste modo de organizar o guarda-roupa, o visual pode ser inovado com peças avulsas ou acessórios de moda da estação.
- 1 lenço de seda estampado
- 1 pólo vermelho será perfeito com todas as calças e com as saias
- 1 camisola de caxemira
- 1 par de sapatos de salto médio ou alto
- 1 par de sabrinas
- 1 par de botas rasas de cano alto
- 1 par de botas rasas de cano curto
- 1 cinto largo ou estreito com fivela prateada ou dourada
- 1 chapéu
- 1 par de luvas
- 1 colar de pérolas
Se gostou, se este artigo a ajudou e se conseguiu tirar algumas ideias, deixe-nos mais abaixo o seu comentário, pois a sua opinião é muito importante para nós! Pode também gostar de ler: Mulher com estilo pessoal é inimitável, O que há de novo na moda? Cores, coordenados e acessórios
Grata pela sua visita!
Maria Gabriela da Costa P. T. Ferreira , comenta:
muito bom.obrigado
🙂 Obrigado Gabriela. Beijinhos. Elsa Soares
Amei! A forma como descrevem é fácil! È uma super ajuda, está fantástico!! Mas para pessoas como eu…k sou insegura e tenho uma auto estima a baixo de zero, acho sempre que nada me fica bem… muito sinceramente, para a por em pratica…não saberia por onde começar! Muitas vezes digo a brincar um dia que me sair o euro milhões a 1ª coisa que faço é contratar um consultor de imagem e definitivamente vocês estariam na minha lista.
Desejo-vos as maiores felicidades e continuem a fornecerem nos estas fantásticas dicas, mais uma vez parabéns pela v/ pagina do qual sou fã 🙂
🙂 Obrigado Wanda. Beijinhos. Elsa Soares
Obrigada pelas dicas … amei, parabéns pelo excelente trabalho….
Mais uma vez obrigado pelas vossas dicas, parabéns é uma excelente ajuda…continuo vossa fã..bjs
Obrigado pela gentileza das suas palavras.
Beijinhos
prezada ElSa,
Acompanho seu lindo trabalho.
Bom gosto e utilidade.
Adoro!!!! Bj brasileiro.
Paz e saude.
Boa tarde Tania Fonseca,
Muito obrigada pela simpatia e carinho.
Beijinhos e bom fim de semana 🙂
muito obrigada pela sua ajuda na organização do guarda roupa essencial. não posso deixar de consultar o bemvestir! Tornou-se um hábito.. Bem haja pela sua preciosa ajuda. Beijinhos e bom fim de semana
Boa noite Natália Cintra,
Obrigada eu pelo carinho e pela simpatia.
Um enorme beijinho e um maravilhoso fim de semana. 🙂
Necessitava urgentemente de resguardos para fatos de marchas populares, revestindo e protegendo os vestuários.
Olá adoro o gosto que tem .queria saber se tem alguma loja e onde fica ?gostava de ter mais informações deste maneira de vestir bom gosto?
Adorei as dicas…Estava precisando organizar o meu guarda – roupa… Bju
Muito bem feito e com muita classe . Escolhas perfeitas
Bem, amei o artigo mas eu tenho tanta roupa que não há armário que aguente. Mas tbem tenho tudo por cores o pior de tudo é ter mto mto de tudo. Mas gostei mto da dicas , As mulheres são assim, consumistas . Obrigada