Com estas 12 peças intemporais, fica com um guarda roupa de culto, as quais facilitam muito o seu dia a dia. Todas elas se combinam entre si e são ideais para serem combinadas a muitas outras peças menos básicas e que seguem a moda.
Um estilo clássico, intemporal e luxuoso é sem dúvida a tendência que veio para ficar,
Elegância, o poder do bom gosto para todas as idades.
12 Peças Intemporais de um Guarda Roupa de Culto
1- Blazer
O blazer a peça mais clássica do guarda-roupa masculino é também item básico para as mulheres. A versão feminina é cintada e o comprimento ideal fica na linha dos ossos da bacia (aqueles ossos evidentes na parte inferior da barriga).
- Prefira um blazer de modelo básico, com dois bolsos discretos na parte da frente, uma lapela fina, um ou dois botões.
- Ao experimentar o seu blazer ainda na loja, feche o botão da frente para verificar se ele não fica apertado nos seios ou na cintura. Tente mover os braços para frente e para trás para ver se a peça não fica muito apertada nos ombros, bloqueando os seus movimentos.
- Repare também que a costura da linha dos ombros não deve ficar sobrando nem descendo para o braço.
12 Peças Intemporais de um Guarda Roupa de Culto
2 – Camisa Branca
A camisa branca é uma peça de roupa fresca, sem pretensões, naturalmente aristocrática e ao mesmo tempo muito fácil de usar. A camisa branca clássica é outro artigo irrenunciável do guarda-roupa, que derrama estilo e não conhece restrições de horário.
- A camisa branca fica fantástica tanto com jeans como com uma saia comprida preta tipo saia lápis.
- Segundo um mito urbano, o branco faz quem o veste parecer mais gordo, mas pelo contrário se combinado de forma adequada, pode precisamente “adelgaçar”.
- Proibido vestir um sutiã branco por baixo de uma camisa branca, a roupa interior deve ser cor de carne.
- As mangas compridas ficam bem a quase toda a gente, sobretudo se estreitadas junto aos pulsos. Este pormenor aparentemente sem importância pode fazer parecer, em contrapartida, os braços muito mais magros.
- Antes de qualquer aquisição assegure-se de que as costuras foram executadas com perfeição, sobretudo na linha dos ombros, onde se podem criar pregas anti-estéticas.
12 Peças Intemporais de um Guarda Roupa de Culto
3 – Saia
Nada mais feminino e característico do guarda-roupa da mulher que uma saia. Prefira um modelo versátil, que vista bem no seu corpo e que combine com diversos itens do seu guarda-roupa.
- A bainha não deve ir além do meio do joelho e nem ser mais curta do que logo acima dos joelhos.
- Dependendo do complemento superior, a saia assume diversos estilos.
- Vista-a com uma camisa ou com uma blusa chique de seda, um top ou uma gola rolê junto com um cinto e veja como é possível montar looks variados.
12 Peças Intemporais de um Guarda Roupa de Culto
4 – Calças de Ganga
Estamos a falar dos grandes clássicos do guarda-roupa, pelo que a recomendação é que se invista num par das “sempre eternas” – levis 501.
- Se for fã dos verbos “adelgaçar” e “alongar” as suas regras são: modelos extra-longos moderadamente mais largos em baixo, para usar com botins de salto, cintura média corte justo no rabo. Por fim o tecido deve ser muito escuro.
- Evite as que têm bolsos pequenos ou colocados demasiado acima, culpados de fazerem elevar as dimensões do traseiro.
- Proibido cair numa cintura exageradamente baixa.
- Pessoalmente não aconselho a ninguém um visual total de ganga.
12 Peças Intemporais de um Guarda Roupa de Culto
5 – Camisola de Caxemira
A camisola de caxemira é um símbolo de refinamento desde os tempos de César, da moda que nunca passa de moda, a caxemira foi o tecido fetiche de Honoré de Balzac.
A caxemira fez a sua entrada no guarda-roupa europeu pela Grã-Bretanha, com a pashmina, um tecido macio e tão leve que é capaz de passar pelo mais minúsculo dos anéis.
- A camisola ideal tem um corte que se ajusta ao nosso corpo e tem um comprimento que se apoia suavemente sobre as ancas
- Roupa interior desadequada pode cortar metaforicamente as pernas ao mais sumptuoso dos tecidos; por isso, recorde-se de nunca usar um sutiã que crie um efeito de relevo.
- Proibido submeter a preciosa camisola de caxemira a lavagens agressivas, mesmos nos casos de nódoas difíceis. Desaconselhável em qualquer caso é a limpeza a seco porque as substâncias químicas arriscam-se a danificar o brilho natural das fibras, deixando a peça menos agradável ao tacto.
- A caxemira de qualidade reconhece-se pelo tacto.
6 – Vestido Preto
Puro, destilado de simplicidade, o vestido preto requer acessórios de moda de verdadeira stylist.
É aconselhável investir em sandálias com salto de agulha, écharpe de seda à noite e colar de pérolas.
É proibido usar mais do que dois elementos pretos. Exemplo: os sapatos podem estar em sintonia cromática com o vestido, mas nesse caso a clutch deverá contrastar.
- Evitar meias ou collants opacos. A altura perfeita do vestido preto chega ao joelho ou a um centímetro acima.
- Os vestidos mais longos evitarão o efeito “embrulho” com tecidos leves e mangas até ao cotovelo ou caveados.
- O decote em V a linha de cintura bem definida e a saia tufada nas ancas valorizam as formas.
- Para tornar um peito menos volumoso o decote deve ser redondo e pouco profundo.
- Um pouco de barriga disfarça-se com um corte de cintura alta, estilo império.
- Entretanto as ancas generosas desaparecem sob uma saia de crepe com camadas assimétricas.
7 – Salto Agulha
O salto de agulha adora saias justas, sobretudo pelo joelho, (no caso de saias extremamente curtas ou longas não exagerar na altura do salto); mas também aprecia um clássico do casual como as saias mais curtas em linha A conjugadas com um top ou uma blusa de seda.
- Com um vestido preto justo a estola (de imitação) de pelo, pode ser divertida a variante com abertura à frente.
- O melhor é reservar o sapato de veludo ou seda para a noite.
- Ouro e prata, que se alternam nas passarelas de estação para estação, são aconselháveis no Verão, o primeiro faz um vistaço com a cor branca, o segundo com as cores pastel.
- Se o salto agulha se torna incómodo, pode optar pelas sabrinas.
- O agradável efeito colateral é que as sabrinas ou os sapatos de salto agulha ficam bem praticamente com tudo, desde o fato formal de trabalho até ao vestido happy hour.
8 – Mala de Mão
A famosa bolsa Kelly foi lançada por Hermès em 1935 e era idêntica à que se pode comprar ainda hoje. O nome Kelly foi dado em homenagem à princesa do Mónaco, Grace Kelly, que a usava frequentemente.
Hoje, o modelo não é só privilégio da realeza ou de uma elite abastada – existe em lojas comuns ou de marca.
A carteira chanel então não podia ser mais feminina: pequenina, matelassé, com uma alça de elos dourados comprida. Esta carteira mantêm-se imbatível há mais de 50 anos.
- A mala de mão, de pele neutra ou acamurçada está de acordo quer com o casaco de carneira quer com jeans.
- Evite as malas a tiracolo sobre casacos longos macios e elegantes: enrugam o tecido, tornando-o inestético; e também sobre T-shirts, caso em que colocam em evidência os seios, da pior forma possível.
9 – Colar de Pérolas
Se aproximarmos do rosto um colar de pérolas, somos nós que brilhamos.
- O máximo do chique é um colar de pérolas com um vestido preto.
- Também combina bem com uma simples t-shirt branca. Não misturar o colar de pérolas com os colares de ouro, prata ou outros metais; o ideal é conservá-lo separadamente num saquinho de pano.
10 – T-Shirt
Ao longo dos anos, as nossas camisolas de algodão exibiram praticamente um pouco de tudo: os gostos musicais do momento, os locais onde tínhamos ido de férias, por vezes até mesmo a nossa tendência política.
Com mais de dois mil milhões de peças vendidas todos os anos em todo o mundo, a t-shirt tornou-se um distintivo do século XX, tal como as calças e ganga.
A camisola de algodão foi também apesar da sua inocência, uma peça de hard-core.
- Se sentir com garra para experimentar, sobreponha duas t-shirts em materiais, cores e decotes diferentes.
- A nossa peça de culto torna-se chique com um colar de pérolas e um Cartier ou Chaumet no pulso.
- Vai bem com um lenço Hermés.
- Uma t-shirt preta e calças brancas em charuto mais mocassins Gucci, e eis o inoxidável visual Jackie Onassis.
- Permitindo as modas, o decote em ‘V’ é como uma chave universal, fica bem a toda a gente; quanto mais profundo, mais emagrece.
- O mesmo se diz das mangas pelo meio do braço ou a três quartos; são mais elegantes que aquele corte clássico e alongam os braços não muito magros.
- Embora peça básica convém ser de óptima qualidade.
11 – Baton
O baton vermelho é o cosmético mais amado. Usado regularmente por 92% das mulheres.
- Procure provar sempre nos lábios o baton que pretende adquirir.
- Se a incomoda (compreensivelmente) a promiscuidade dos testers leve alguns lenços de algodão e assegure-se do que os testers são desinfectados com alguma frequência; senão, espalhe o baton na parte de dentro do pulso, onde a cor da pele é muito semelhante à do rosto.
- Para ficar mais glamorosa de que nunca, desenhe os contornos dos lábios com um lápis neutro, mesmo que depois pretenda usar um baton brilhante.
- Coloque depois o baton, remova o excesso com um lenço de papel e para um resultado mais duradouro, passe um pouco de pó de arroz. Reaplique o baton e limpe novamente. Serve para eliminar o excesso de oleosidade e deixa ficar apenas o pigmento.
12 – Gabardine
Como todos os grandes clássicos, a gabardine teve os seus altos e baixos, mas nunca ficou fora de moda nem conhece o desafio de se sentir deslocada.
A gabardina deve ser usada um pouco amarrotada, com a cintura apertada com aparente descuido e nunca afivelada. “Very cool” a ideia de a apertar atrás, tipo capa (neste caso o impermeável usa-se aberto).
- Na versão curta, fica muito bem com calças direitas e sandálias de salto alto.
- De noite, promete fazer grande efeito se escolhermos um modelo de cetim preto.
- Evite presilhas nos ombros, grandes botões, escapulário traseiro volumoso e comprimentos muito grandes.
- São de saudar os modelos com cinturas pregueadas, caso esta não seja exactamente de vespa e sempre que o peito seja de dimensões “concentradas”.
Se gostou, se este artigo a ajudou e se conseguiu tirar algumas ideias, deixe-nos mais abaixo o seu comentário, pois a sua opinião é muito importante para nós! Pode também gostar de ler: as 30 peças imprescindíveis armário cápsula,
Como se vestir em batizados – dicas;
Os 60 anos são os novos 40, adapte as tendências de moda primavera verão ao seu estilo e tipo físico;
Grata pela visita!